Helvécio Thomaz Martins (1985 a 1989)

Atuante e dedicado

Empresário, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, fundador da rede “Drogaria São José”, Helvécio Thomaz Martins também foi presidente da Aciapi por dois mandatos (1985-1989). Na associação comercial teve uma atuação audaciosa, que contribuiu para o respeito à entidade.

CHEGADA A IPATINGA – Ainda jovem, em 1959, Helvécio Thomaz Martins chegou a Ipatinga logo após sua formatura na Escola de Farmácia de Belo Horizonte. Naquela época, tudo na cidade dependia e girava em torno da Usiminas. Helvécio recordava que, certa ocasião, ao receber seu primeiro lote de mercadorias, vindo de Belo Horizonte de trem, precisou pedir emprestado um caminhão à Usiminas para retirar suas mercadorias, porque no distrito ainda não existia serviço de frete. A Avenida Castelo Branco, no bairro Horto, abrigou a sua primeira farmácia, em 1960.

DEDICAÇÃO COMUNITÁRIA – Helvécio Thomaz foi um cidadão participativo e dedicado, atuando na fundação do Rotary Ipatinga e Rotary Ipatinga Norte. Foi ainda secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Associação de Moradores do Bairro Horto.

REALIZAÇÕES – Preocupado com a infraestrutura da entidade e com o apoio de toda a diretoria, arriscou-se a vender a antiga sede, que ficava à Avenida João Valentim Pascoal, para adquirir um terreno na Rua Uberlândia, onde hoje está erguido o prédio-sede da entidade.

PLANO CRUZADO – Durante a implantação do Plano Cruzado, em 1986, muitos empresários se viram em dificuldades financeiras. E foi através de uma ação na Justiça que o presidente Helvécio Thomaz conseguiu abrir caminhos para a renegociação de dívidas. O fato despertou o interesse de outras associações do país, que acabaram buscando na ação da Aciapi uma medida para contornar a crise gerada pelo plano econômico.

RODOVIA – Atento às necessidades da região, Helvécio trabalhou incansavelmente pela construção da terceira faixa em diversos trechos da BR 381, entre Ipatinga e Belo Horizonte. Para obter essa conquista, ele ameaçou fazer uma paralização total de veículos no trecho da rodovia, dentro de Ipatinga. Poucos meses depois, o Governo iniciava o processo para atender a reivindicação do presidente da Aciapi.

Nasceu em Nova Era-MG, em 1933, e faleceu em Ipatinga, em 11 de junho de 2015.



Cadastre-se para receber nossas informações

Fique informado sobre notícias, promoções, cursos, eventos, palestras e muito mais...
CADASTRAR
close-link