Sebastião Gonçalves de Matos (1993 a 1995)

Idealismo e dedicação

Admirado por sua dedicação à Aciapi, o nome do presidente Sebastião Gonçalves de Matos está estampado na fachada da sede, nomeando o centro empresarial da associação. Foi em seu mandato que tiveram início as obras da sede própria da entidade e a Campanha de Natal, um sucesso todo ano, com o sorteio de prêmios e movimentação do comércio local.

FORTE IDENTIDADE – Citado por presidentes como um dos mais atuantes à frente da Aciapi, Sebastião Gonçalves de Matos dá nome ao centro empresarial onde funciona a sede da entidade. Alguns chegam a dizer que
“existe a Aciapi antes e depois do Sebastião”. Ele presidiu a entidade entre os anos de 1993 a 1995, quando buscou a união entre diretoria e associados e deu início às obras de construção da sede própria. Foi em sua gestão que também teve início a Campanha de Natal com o sorteio de prêmios.

CONQUISTAS E INOVAÇÃO – No mandato de Sebastião de Matos foi implantada a Agência de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI), em parceria com a Usiminas, Prefeitura, Câmara Municipal, SEBRAE e Sindimiva. Foi também em seu mandato que foi realizada a primeira edição da campanha “Natal Premiado Aciapi”, em 1993, sorteando um caminhão de prêmios (móveis e eletrodomésticos). Já na edição seguinte, em 1994, foram sorteados um automóvel Corsa e mais três geladeiras, três televisores e três aparelhos de som.

IDEALISTA E VISIONÁRIO – Em 1994, a Aciapi participou pela primeira vez de uma edição da Expo Usipa, exposição Industrial, Comercial e de Serviços realizada pela Usipa, clube recreativo de Ipatinga. Naquela ocasião, a associação doou a impressão dos ingressos da feira e, em troca, recebeu convites para doar a todos os associados, além de ter um estande na feira. Um dos sonhos que Sebastião também alimentava era construir um Clube Campestre, onde todos os comerciantes, bem como os comerciários, pudessem desfrutar de momentos de lazer nos fins de semana, promovendo maior integração entre os associados e seus colaboradores.

Nascido em Além Paraíba-MG, Sebastião Gonçalves faleceu em Belo Horizonte, em 1996.