Valter Antônio de Oliveira (1997 a 2001)

Gestão atuante

Presidente por dois mandatos, Valter Antônio de Oliveira lutou pela conclusão do Centro Empresarial. E também buscou parcerias e discutiu a instalação da Região Metropolitana do Vale do Aço, como uma forma de garantir o crescimento regional.

DEDICAÇÃO E OBJETIVO FIXO – Foi em seu mandato que os associados viram a oportunidade de avançar ainda mais com os anseios da Aciapi. Na época, além de presidir a entidade, Valter Oliveira também era presidente do Ipaminas Esporte Clube, do Clube do Cavalo e do Rotary Club. “Continuo entendendo que uma entidade, se quiser ser uma referência, tem que ter uma sede. A Aciapi já tinha seu terreno e uma parte da obra erguida, e conseguimos terminar a construção de um prédio com seis andares e muito bem estruturado”, resume.

APROXIMAÇÃO COM ENTIDADES – Em sua gestão, Valter Antônio de Oliveira teve a preocupação de aproximar a Aciapi de outras associações comerciais vizinhas e, para isso, lançou campanhas unificadas, promovendo a troca de experiências. “Naquele período, discutíamos a instalação da Região Metropolitana do Vale do Aço. Entendo que o crescimento da região se tornaria realidade com a união. Provoquei a aproximação com outras entidades e isso deu muito certo com Coronel Fabriciano e Timóteo”, lembra.

MODELO DE GESTÃO – Valter Antônio de Oliveira transformou a Aciapi em um modelo de gestão. A diretoria era muito coesa e contava com a colaboração de muitos amigos, que sempre se prontificavam a qualquer chamamento. “Por isso deu certo. Tínhamos essa obrigação de liderança, porque Ipatinga sempre teve uma economia mais ativa e um maior número de habitantes. Deu resultado. Somos unidos, temos bons relacionamentos e as campanhas são bem planejadas e com muito respeito”, afirma.

SEBASTIÃO GONÇALVES – “Tenho um carinho muito especial pelo Sebastião Gonçalves, um visionário. Sempre estive ao seu lado. Ele pensava que Ipatinga poderia ter um Distrito Industrial, uma Agência de Desenvolvimento, além de podermos nos unir mais com a Usiminas. Ele largava o próprio negócio para cuidar da Aciapi. O Centro Empresarial leva o seu nome, com muita justiça”, pondera.

AÇÕES IMPORTANTES – Valter Antônio de Oliveira representou a Aciapi na luta pela construção do Fórum da Comarca de Ipatinga. “Conseguimos a estrutura metálica com a Usiminas e a obra não teve nenhum custo para o Estado. Na construção do Ceresp, propus uma reunião com o secretário de Estado, em Belo Horizonte, onde discutimos a possibilidade de um convênio com o município”, esclarece.

PARTE DA MINHA VIDA – “A Aciapi, para mim, significa tudo! Tenho carinho e amor, e não só por ela, mas por todas as outras entidades por onde passei. Na época, as pessoas questionavam muito a questão da obra da sede, porque ninguém tinha certeza se daria certo ou se iria terminar. Isso aqui é um pedaço da minha vida. Amanhã, quando eu não existir, tenho certeza que vai ficar uma lembrança de que eu passei por aqui”, conclui.