- 15 de abril de 2020
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques
Por meio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, representantes de bares, restaurantes e lanchonetes estiveram reunidos com o prefeito Nardyello Rocha para discutirem sobre a possibilidade de flexibilização no funcionamento desse segmento. O encontro ocorreu na Prefeitura de Ipatinga, na tarde desta terça-feira (14).
Na reunião, os representantes de bares, restaurantes e lanchonetes ressaltaram a dificuldade financeira em que se encontram, já que estão com o funcionamento restrito desde o dia 21 de março, conforme a determinação do governo municipal que visa conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, os profissionais desse segmento se prontificaram em adotar todas as medidas preventivas necessárias para que fosse possível reabrir as portas desses estabelecimentos aos clientes, como ocorreu em outros segmentos do comércio de Ipatinga.
Apesar do apelo dos representantes de bares, restaurantes e lanchonetes, o prefeito Nardyello Rocha respondeu que o segmento continuará com as portas fechadas devido ao decreto estadual, que impossibilita a abertura desses estabelecimentos, e que o chefe do Executivo poderá ser penalizado caso isso ocorra no momento. No entanto, os bares, restaurantes e lanchonetes poderão continuar funcionando com o serviço de delivery.
Após a reunião, o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destacou que entende o momento que a sociedade enfrenta, mas afirmou que acredita que esse segmento alimentício poderia voltar a receber clientes. “Assim como o comércio varejista e atacadista puderam retomar seus atendimentos, seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, acredito que os restaurantes, bares e lanchonetes também têm condições de abrir as portas aos clientes. Portanto, esperamos que isso possa ocorrer em breve, para que os empresários desse segmento não fiquem ainda mais prejudicados”, disse.
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, ressaltou que representantes de academias no município estão nessa mesma situação, com as portas fechadas desde o dia 21 de março. “Já houve uma reunião com o prefeito e foi solicitada a retomada do serviço. Entendemos da mesma forma que é possível que as academias voltem a funcionar, porém com todas as medidas preventivas necessárias, dentre elas, a restrição do número pessoas dentro da academia, uso de máscaras pelos funcionários, álcool em gel disponível para os alunos, e outras medidas”, afirmou.
Detalhes de funcionamento
O que as lanchonetes, restaurantes e similares devem fazer?
– Devem funcionar apenas no sistema de entrega em domicílio (delivery), de retirada no balcão ou drive-thru.
– Devem afastar das funções de contato direto com o público em geral, os funcionários que se enquadrem no grupo de risco – aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, imunodepremidos e pessoas com doença crônica;
– Devem divulgar, na entrada e no interior do estabelecimento, as medidas de prevenção e enfrentamento do covid-19.
– Devem adotar de sistemas de escalas, revezamento de turnos para redução de fluxos de funcionários.
– Devem disponibilizar material de higiene e proteção individual para os funcionários (máscaras, luvas e outros).
– Devem intensificar ações de limpeza, preferencialmente com água sanitária ou outro produto saneante.
– Devem disponibilizar álcool-gel ou líquido 70% ou produto com efeito similar na entrada e em local visível para uso dos funcionários e clientes.
– Devem adotar medidas para manter o distanciamento de pessoas
– Devem divulgar, na entrada do estabelecimento, as medidas de prevenção e enfrentamento do Covid-19.
– Devem adotar sistemas de atendimento por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares de entrega de mercadorias em domicílio (delivery), preferencialmente.
– Devem manter o afastamento de 2 metros entre o alimento preparado exposto para escolha (colocado em ilhas, aparelhos de buffet, mesas, aparadores, etc) e os clientes.
O que as lanchonetes, restaurantes e similares não podem fazer?
– Não podem permitir que o cliente utilize o self-service, devendo fornecer o alimento/comida preparada já embalada, pronto para ser levado para o domicílio do cliente.
– Não podem manter mesas e cadeiras na área externa do estabelecimento.
– Não podem permitir que o cliente consuma o produto vendido no local.
O que as lanchonetes, restaurantes e similares podem fazer?
– Manter seu horário de funcionamento normal.
– Possuem liberdade para determinar seus horários de funcionamento. Podem funcionar durante o dia e/ou noite. O horário destinado ao funcionamento do comércio (10h às 16h de segunda a sexta) não se aplica a esse ramo de atividades.
– Pode utilizar sua área interna para a espera do cliente enquanto o alimento/comida preparada está sendo providenciado (a), devendo manter uma pessoa a cada 5 metros quadrados.
– Podem permitir a formação de fila interna, guardada a distância de 2 metros entre as pessoas.