- 16 de junho de 2026
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e o Sebrae Minas promovem, nos dias 8 e 9 de julho, a oficina “Oratória Profissional: Falar Bem para Liderar, Vender e Influenciar”. O treinamento será realizado presencialmente, das 18h às 22h, na sede da Aciapi-CDL, localizada na rua Uberlândia, 331, no Centro de Ipatinga.
Voltada para diretores, líderes, gestores, supervisores, vendedores e demais profissionais interessados em desenvolver habilidades de comunicação, a oficina terá carga horária de oito horas e abordará temas como comunicação verbal e não verbal, clareza e objetividade na fala, técnicas de persuasão, estruturação de apresentações e estratégias para controle da ansiedade e do nervosismo.
Além do conteúdo teórico, os participantes terão acesso a exercícios práticos e simulações com foco no desenvolvimento da comunicação para apresentações, liderança e vendas.
A capacitação será ministrada por Rodrigo Moreira, graduado em Fonoaudiologia há 30 anos e pós-graduado de forma autodidata em oratória. Ele é idealizador, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Oratória (IBRO), onde, há 25 anos, aplica o Método Falar Melhor, criado para auxiliar pessoas a vencerem o medo de falar em público e alcançarem alta performance na comunicação interpessoal. Rodrigo também atua como consultor do Sebrae Minas.
O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, destacou a importância da comunicação no ambiente profissional. “A comunicação é uma ferramenta estratégica para qualquer profissional. Desenvolver a capacidade de se expressar com clareza e segurança impacta diretamente nos resultados das empresas e no fortalecimento das lideranças”, afirmou.
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, ressaltou o papel da qualificação contínua. “Capacitar profissionais e empresários é uma das formas de contribuir para o crescimento dos negócios e para o fortalecimento do ambiente empresarial da nossa região. A oficina traz um conteúdo prático e aplicável ao dia a dia”, enfatizou.
As inscrições incluem lanche nos dois dias de treinamento, bloco de anotações, caneta e certificado de participação. O investimento é de R$ 190 para empresas associadas e estudantes e R$ 380 para empresas não associadas.
As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: https://wa.me/553187323153?text=Gostaria%20de%20fazer%20inscri%C3%A7%C3%A3o%20na%20Oficina%3A%20Orat%C3%B3ria%20Profissional%20-%20Falar%20bem%20para%20liderar%2C%20vender%20e%20influenciar.

