Classe empresarial avalia necessidades para os bairros Veneza I e II

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado continua com a realização de visitas aos principais polos comerciais de Ipatinga. Os objetivos são: estreitar a relação entre empresariado e as entidades, e apresentar serviços e soluções exclusivos para os associados.
Entre os dias 22 a 26 de outubro, a equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga visitou a classe empresarial estabelecida nos bairros Veneza I e II. Foram visitados 200 estabelecimentos de mais de 30 segmentos. Os bairros possuem destaque no setor varejista de móveis, mas apresentam ampla diversidade no comércio. Durante as visitas, foi realizada pesquisa qualiquantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. Foram feitas duas perguntas: 1 – Enquanto empresário, quais são os seus maiores desafios? 2 – E no bairro, quais são os maiores problemas? O principal desafio enfrentado pelo empresariado estabelecido nos bairros Veneza I e II indicado na pesquisa foi a sobrecarga de impostos. Um total de 27% dos empresários entrevistados apontou a carga tributária como um problema. A concorrência e a crise econômica foram outros dois fatores de dificuldade. Já os principais problemas dos bairros indicados no bairro foram as falhas na segurança pública, com 43%, e falta de estacionamento, indicado principalmente pelos empresários da avenida Macapá e ruas próximas.

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado já passou pelos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, Iguaçu, Cariru, além do Centro de

Ipatinga. O polo comercial dos bairros Veneza I e II foi o oitavo a receber a ação das entidades. O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, destacou que o programa tem sido um instrumento de conhecimento das necessidades do empresariado. “Temos observado as demandas dos empresários de cada ponto de Ipatinga. Assim, podemos focar nossas ações para atender de modo mais eficiente a classe empresarial, tanto na prestação de serviços quanto na questão de representatividade”, pontua José Carlos. Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, as visitas têm mostrado ao empresário a importância do associativismo e quais são as funções

das entidades. “Além de mostrarmos os nossos serviços e ouvirmos os problemas de cada empresário, o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado tem plantado a semente do associativismo na classe empresarial de nossa cidade. É um meio de conscientizar os empreendedores de que juntos somos mais fortes e podemos ir mais longe”, avalia Cláudio.

* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais dos bairros Veneza I e II. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico. Nada além disso. Em resumo, as recorrentes respostas múltiplas são amplamente utilizadas pelos melhores profissionais e instituições de pesquisa e estatísticas do país.