- 27 de dezembro de 2019
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam aos associados e parceiros comerciais sobre os golpes de falsificação de boletos de cobrança bancária. Tal crime tem ocorrido com frequência no âmbito regional e nacional. Por isso, comunicamos que há vários anos trabalhamos com a emissão de boletos, exclusivamente, pelo banco Sicoob.
Caso o associado ou parceiro comercial receba qualquer boleto emitido em nome das entidades, por meio de outro banco ou algum contato para troca de boletos, trata-se de fraude. Em muitos casos, os golpistas enviam por e-mail um boleto falso, bastante idêntico ao original, com o mesmo nome e a mesma logomarca da associação ou empresa. No entanto, o número do código de barras e o banco responsável são diferentes. Neste caso, não pague o boleto e entre em contato com o departamento financeiro da Aciapi-CDL pelo número de telefone (31) 3828-5173 ou (31) 3828-5151. Os boletos emitidos pela Aciapi-CDL sempre são enviados pelo e-mail fatura@aciapi.com.br.
Dicas
Primeiro é essencial que o antivírus do computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que não conhece.
Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
Os boletos que recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro. Se ao receber ou imprimir o boleto identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora. Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.