- 27 de maio de 2025
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques

Nesta segunda-feira (26), a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e o Sebrae, entregaram os alimentos arrecadados nos quatro dias da Feiraço 2025. A entrega foi destinada ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
Conforme contabilizado pelos organizadores, a arrecadação foi ainda maior do que na edição passada. Foram quase duas toneladas de alimentos arrecadados, capazes de atender mais de 700 famílias carentes do município.
Os alimentos não perecíveis serão complementados com kits de verduras. Na entrada do evento, cada visitante pôde doar 1kg de alimento ou 1l de leite longa vida. Dentre os itens arrecadados estão arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha, fubá, óleo e leite.
O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, afirmou que a Feiraço tem vários pilares, que envolvem o desenvolvimento econômico, a cultura, o entretenimento e também a solidariedade. “Na feira, as pessoas têm a oportunidade de fazer suas doações. Esperamos que mais eventos como esse possam ser realizados no nosso município, com a arrecadação de alimentos para ajudar as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, mencionou.
O presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, enfatizou que ações sociais consistem em um dos papéis da Aciapi-CDL. “E essas ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Ipatinga e o Banco de Alimentos. Todos os anos, em todas as edições, pensamos nas famílias que tanto precisam e que agora serão agraciadas. O nosso muito obrigado a todos que foram na feira e contribuíram para isso”, agradeceu.
Já o gerente do Sebrae Minas, Fabrício Fernandes, pontuou que, nesta edição, foi reforçado o compromisso do Sebrae Minas em gerenciar o impacto ambiental de suas ações com o uso racional de recursos naturais e práticas de desenvolvimento sustentável.
“O Programa Gaia – Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais também esteve presente neste ano. Ele envolve agências de atendimento, regionais e segue na constante busca por comportamentos voltados a um planeta mais sustentável. A arrecadação e doação de alimentos fazem parte dessas ações”, detalhou.
José Pedro de Freitas, o Pedrão da AAPI, vice-prefeito de Ipatinga, agradeceu a todos que contribuíram com as doações durante a Feiraço. Segundo o vice-prefeito, essa é uma iniciativa que mostra o quanto a solidariedade faz parte da essência do povo.
“O ipatinguense tem esse prazer em ajudar, e isso é bonito de ver na nossa gente. Em nome da Prefeitura de Ipatinga, agradeço especialmente à Aciapi-CDL e o Sebrae por promoverem essa mobilização tão importante. Parcerias como essa fortalecem as ações sociais do município e fazem a diferença na vida de muitas famílias. E não posso deixar de agradecer também a todos que se envolveram neste projeto. Com certeza, muitas famílias serão impactadas por essas doações”.
O gerente do Banco de Alimentos, José Francisco Garcia, disse que receber as doações arrecadadas na feira já se tornou uma tradição. José Francisco destacou que a doação é sempre muito aguardada, porque realmente faz a diferença.
“Mais uma vez, ela vai ajudar muito a complementar os kits de verduras que montamos. Neste ano, a doação foi de quase 2 toneladas de alimentos e deve beneficiar a montagem de kits que vão chegar a mais de 700 famílias. Como gerente do Banco de Alimentos, só posso agradecer a Aciapi-CDL e o Sebrae por essa iniciativa tão bacana de incentivar as pessoas a doarem. E ano que vem tem mais, se Deus quiser!”, finalizou.

