João Lamego Neto (1966 a 1967)

Pioneirismo e dedicação

 

Um dos pioneiros de Ipatinga e primeiro vice-prefeito da cidade, João Lamego Netto também foi o primeiro presidente eleito da Aciapi. Ele se mudou para Ipatinga no dia 21 de outubro de 1949, período em que abriu a primeira farmácia da cidade, a Farmácia Santa Terezinha, localizada na antiga Rua do Comércio (atual Avenida 28 de Abril). Com o negócio, ele se tornou conhecido da população.

PASSAGEM PELA POLÍTICA – Lamego se tornou vice-prefeito de Ipatinga em 1965, quando Fernando Santos Coura foi eleito para o executivo municipal. Mais tarde, em 1977, foi eleito prefeito de Ipatinga. Foi ainda Deputado Estadual, de 1987 a 1990. Suas gestões no município se caracterizaram por grandes construções. Durante seu mandato, foi criada a Companhia Urbanizadora do Vale do Aço (Curva), responsável pelo Parque Ipanema, os viadutos da rodovia 381, galerias de esgoto do bairro Bom Jardim, grande parte do plano viário da cidade e o estádio Ipatingão. Seu jeito simples de ser e de lidar com as pessoas, o espírito empreendedor e inovador, a ousadia e o pioneirismo, fizeram de Lamego um dos maiores ícones de Ipatinga e da Região Metropolitana Vale do Aço.

PRIMEIRA ELEIÇÃO – A primeira eleição para a diretoria da Aciapi teve a participação de 43 votantes e foi realizada no dia 19 de junho de 1966, no antigo Cine São José, sendo eleito para o cargo de presidente o comerciante e farmacêutico João Lamego Netto.

PRIMEIRA DIRETORIA – Seu mandato como presidente da Aciapi durou um ano e meio, e os desafios a superar foram muitos. A primeira diretoria foi composta por Walter de Lima Salles, Vicente Euzébio Ribeiro, Alcebíades Barbosa da Fonseca, Raimundo Anício Alves, Sebastião Botelho Bretas, Romero José Santos Vale, Aridalton Moreira Reis, Geraldo Júlio Ferreira e Jamill Selim de Sales. O estatuto foi aprovado no mês seguinte.

METAS DE TRABALHO – João Lamego estabeleceu como meta, junto à primeira diretoria, conquistar associados e fazer a Aciapi existir de fato, atendendo os anseios dos comerciantes da época, como a implantação de um serviço local de Proteção ao Crédito para ajudar os lojistas na concessão de crédito, já que o comércio naquela época vivia uma fase próspera e de crescimento, e o SPC mais perto era em Coronel Fabriciano.

João Lamego nasceu em Faria Lemos-MG, em 15 de abril de 1922, e faleceu em 6 de abril de 2011, em Ipatinga.



Cadastre-se para receber nossas informações

Fique informado sobre notícias, promoções, cursos, eventos, palestras e muito mais...
CADASTRAR
close-link