Romero José Santos Vale (1973 a 1977)

Participação e organização

Um dos pioneiros da cidade, Romero José Santos Vale chegou a Ipatinga em 1962 e participou ativamente do movimento que pedia a emancipação política do distrito. Foi presidente da Aciapi por dois mandatos, e sua determinação fez crescer o número de associados. Contribuiu para a fundação do Clube de Diretores Lojistas (CDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Ipatinga.

INÍCIO DA HISTÓRIA – Romero José Santos Vale mudou-se para Ipatinga a convite de um amigo, que tinha uma loja e queria vender. Ele veio para conhecer o comércio, mas resolveu ficar e adquirir a loja. Assim teve início sua história com Ipatinga, ao adquirir o “Rei dos Alumínios”. Comerciante na capital, onde possuía uma barraca de vasilhames, Romero viu no município uma nova oportunidade de crescimento nos negócios.

CIDADÃO PARTICIPATIVO – Assim que chegou a Ipatinga, além de atuar intensamente no comércio, Romero Santos também procurou participar de clubes de serviço e daqueles que buscavam o desenvolvimento local. Sua primeira participação foi na Sociedade dos Amigos de Ipatinga, que lutava pela emancipação do povoado, que ainda era um distrito de Coronel Fabriciano.

ORGANIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO – Romero foi presidente da Aciapi entre 1973 a 1977, e em sua gestão se destacou pela organização e determinação. Em seus quatro anos à frente da associação comercial, ele dizia que encontrou a entidade com pouco mais de 30 associados e saldo negativo no caixa. Ao final do seu mandato, deixou mais de 240 associados e saldo positivo em caixa, suficiente, segundo Romero, para comprar um lote na Avenida Macapá, onde pensava em construir a sede da entidade.

ATUAÇÃO MARCANTE – Em 1975, quando assumiu o segundo mandato na presidência da Aciapi, contribuiu para a fundação do Clube de Diretores Lojistas (CDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Ipatinga. Ainda dentro de sua gestão, empenhou-se na transformação do Posto de Serviços do Banco do Brasil em agência autônoma. Alguns anos mais tarde, Ipatinga passava a contar com uma Agência Metropolitana do Banco do Brasil. Romero também participou, anos antes, em 1968, da criação da Companhia Telefônica de Ipatinga.

CRESCIMENTO DO CENTRO – Foi ainda sócio fundador do Ipaminas Esporte Clube e integrante do Rotary Club. Como presidente da comissão pró-construção da Prefeitura e da Estação Rodoviária, defendeu que as construções fossem realizadas na área central, para contribuir com o desenvolvimento do comércio.

Na semana em que daria entrevista para este livro, Romero sofreu uma grave hemorragia, vindo a falecer dias depois, em 4 de dezembro de 2015.



Cadastre-se para receber nossas informações

Fique informado sobre notícias, promoções, cursos, eventos, palestras e muito mais...
CADASTRAR
close-link