Estoque para o Natal: veja como planejar o seu

Já estamos próximos do fim do ano e é fundamental que você já comece a preparar as vendas de Natal do seu negócio. Afinal, para ter sucesso nessa época, não basta ter promoções atrativas: é necessário saber como planejar o seu estoque para o Natal.

As pessoas estão mais dispostas a realizar compras neste período, o que facilita a comercialização. Por isso, para se destacar diante da concorrência e fazer com que os consumidores percebam que comprar no seu empreendimento é a melhor alternativa, é necessário chamar a atenção deles, o que vai exigir planejamento.

Por isso, preparamos este post com o objetivo de ensinar você a planejar o seu estoque para o Natal. Confira as dicas a seguir!

O que é planejamento de estoque?

Planejamento de estoque é o mesmo que fazer o controle de entrada e saída de mercadorias, além de fazer a organização dos pedidos de compras com antecedência. Quando realizado de forma correta, garante maior satisfação dos clientes, entregas mais ágeis, diminuição dos gastos e aumento dos lucros.

Ou seja, obter um estoque permite que a empresa continue operando, efetuando vendas e fazendo a entrega de pedidos sem um período de pausa. Portanto, para que isso continue acontecendo, você deve ter um planejamento eficiente do que está saindo, a agilidade dessa saída e quando é o momento de fazer a reposição de cada produto.

Se a reposição dos itens ocorre em um número alto e com grande antecedência, existe a possibilidade desses produtos ocuparem o espaço por um tempo muito longo, impossibilitando a aquisição de outras mercadorias.

No entanto, se o item falta, isso pode atrapalhar toda a operação do negócio. Esse controle é conhecido como planejamento de estoque.

Como planejar o estoque para o Natal?

Como podemos perceber, o planejamento de estoque é fundamental tanto para a saúde financeira do seu negócio quanto para a sua imagem em relação ao público. É com um planejamento que as lojas virtuais, por exemplo, conseguem garantir aos consumidores que os pedidos solicitados sejam entregues sem imprevistos.

Porém, é muito importante também que ele seja feito de forma eficiente, já que o oposto disso terá o mesmo resultado de uma empresa que não faz o controle de estoque. Sendo assim, confira algumas dicas essenciais para fazer um bom planejamento de estoque.

Entenda os custos do seu estoque para o Natal

O estoque é feito da mercadoria comercializada em uma loja e pode ser de produtos comprados para revenda ou produzidos pelo próprio empreendedor.

Contudo, esses não são os únicos gastos envolvidos na estocagem de itens. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração nesse cálculo para garantir uma organização eficiente dos produtos. Entre os quatro principais custos, podemos citar:

  • custo do pedido: gastos gerados pela compra de itens ou dos insumos necessários indispensáveis para produzi-lo, como taxas, frete, entre outras cobranças;
  • custos de falta de estoque: gastos gerados para a organização caso ela não consiga adquirir os produtos necessários para possibilitar a venda de determinado item;
  • custos de manutenção: despesas geradas pela própria empresa, como água, luz, funcionários, aluguel de espaço para armazenamento do estoque, entre outros;
  • custo de depreciação: custos relacionados aos produtos que acabam ultrapassando a data de validade ou são danificados.

Gerencie os produtos no seu estoque

Para começar o seu planejamento de estoque, é fundamental fazer um inventário de todos os produtos que estão no estoque. Se você já sabe quais são as despesas que permeiam o gerenciamento do estoque, basta documentá-las também.

Além disso, anote informações imprescindíveis, como a data de vencimento, custos da mercadoria e a quantidade de estoque de cada produto. É importante que essa lista seja atualizada constantemente. Já para saber com precisão quais itens você tem ou não em estoque, é preciso ter um controle de todas as entradas e saídas.

Faça uma previsão de vendas

A previsão de vendas é uma análise realizada sobre a empresa para identificar o tempo médio gasto para ser vendido de cada item. Depois de verificar essa informação, você conseguirá realizar uma previsão de quantos produtos serão vendidos em um determinado período.

Com esse documento, será possível fazer uma estimativa sobre o estoque, quanto tempo e como cada produto fica armazenado ou quando será preciso fazer um novo pedido.

Crie uma boa relação com os fornecedores

Uma etapa essencial do planejamento de estoque é a atuação dos fornecedores. Para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, será necessário contar com o bom serviço feito por eles. Dessa forma, procure estabelecer uma relação saudável, baseada no cumprimento dos compromissos firmados e na cordialidade.

Caso tenha uma data certa para efetuar o pagamento, não atrase. Se não for possível cumprir com o combinado, comunique-os antes. Se existir algum imprevisto com o pedido, antes de qualquer coisa, tente resolver na base do diálogo.

Essa relação contribuirá para que você tenha uma boa parceria com os fornecedores, facilitando assim o planejamento de estoque.

Contrate funcionários temporários

Pelo fato do Natal ser o melhor momento do ano para o comércio, acaba por ser também a época mais tumultuada e corrida. Além das vendas triplicarem, o consumidor precisa ser bem atendido.

Por isso, para garantir grandes vendas e a satisfação do cliente, é fundamental contratar colaboradores temporários e treiná-los. Afinal de contas, apenas atender bem o consumidor não é o suficiente, pois é necessário oferecer a melhor solução para seus problemas e estar à disposição para disponibilizar as melhores opções.

Quando planejar o seu estoque para o Natal?

O quanto antes você começar a se preparar para as vendas dessa época do ano, melhor. Afinal de contas, além da sua empresa, outros empreendedores estarão procurando pelos mesmos serviços e produtos para oferecer aos clientes. Nesse caso, quem chegar por último, não terá tantas alternativas.

Sendo assim, fazer o planejamento do estoque para o Natal com antecedência vai ajudar o seu negócio a:

  • trabalhar a logística de entrega;
  • pensar no estoque de maneira inteligente;
  • garantir os melhores itens junto aos fornecedores;
  • pensar em todas as práticas necessárias ao período;
  • possibilitar novas formas de pagamento.

Por fim, saiba que, com disciplina e um bom planejamento do estoque para o Natal, suas vendas podem ter muito mais sucesso. Seguindo as dicas citadas neste texto, com certeza a sua empresa conseguirá usufruir melhor as vantagens dessa data tão importante para o comércio.

Fonte: Portal Serasa Experience



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