- 13 de março de 2025
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques

Segundo o Ranking das 20 Maiores Microfranquias por Operações de 2024, publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em janeiro passado, o volume de operações do grupo das Microfranquias cresceu 17% em 2024, em comparação com 2023, e tem predominância do segmento Serviços e Outros Negócios (60%), seguido de Alimentação (15%). 95% delas são brasileiras e temos uma diversidade maior de formatos de operação, com destaque para o home based (50,1%), seguido de lojas (45,1%) e quiosques (4,8%). No balanço geral, o sistema cresceu 13,5% no mesmo período.
Conforme o diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, Felipe Buranello, com um investimento inicial mais baixo, mas alinhadas às mesmas regras e práticas das franquias tradicionais, as microfranquias continuam em forte desenvolvimento no País.
“Não existe uma diferença conceitual ou jurídica entre franquias e microfranquias. A única questão é mercadológica, marcada pelo valor do investimento. Esse é um segmento muito forte no franchising e também no mercado empresarial brasileiro. As microfranquias são uma grande porta de entrada para o empreendedorismo no Brasil. É um caminho com suporte e as marcas franqueadoras entenderam isso. De 2021 a 2023, o formato cresceu 87% entre as marcas. Atualmente, 43% das redes associadas à ABF oferecem o modelo de microfranquia”, explica Buranello.
Os ramos de minimercados autônomos e serviços financeiros se consolidaram como grandes atuantes nesta área, levando uma prestação de serviços profissionalizada a diversos cantos do País. O modelo home based se mostra mais uma vez como um motor importante neste movimento.
“Durante a pandemia as marcas viram que o modelo em unidades menores e home based podiam ser utilizados com grande sucesso. A pandemia ajudou a quebrar paradigmas. Alimentação – com o delivery -, limpeza, corretoras de seguros e mercados autônomos atingiram novos patamares com os modelos de menor custo. A palavra é adaptação. As responsabilidades, tanto do lado do franqueado como da marca, não diminuem porque o investimento é menor”, pontua o diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.
O ranking traz as quatro primeiras marcas nas mesmas posições da edição anterior. O 1º lugar é da rede Market4U (Alimentação) pelo segundo ano consecutivo, que subiu de 2.100 para 2.185 operações, com 4% de variação positiva. O investimento médio é de R$ 80 mil. Do total de unidades, 131 estão em Minas Gerais.
Na vice-liderança, a Prudential (Serviços e Outros Negócios) expandiu 17,8% no período analisado, saltando de 1.686 para 1.986 operações. Há 26 anos no Brasil, oferece soluções personalizadas de seguros de vida individual e em grupo.
E na terceira posição, a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) aumentou de 1.672 para 1.779 operações (6,4%). Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. O investimento inicial é a partir de R$ 45 mil.
Em formato multimídia, Guia Rápido sobre Microfranquias orienta empreendedores
Para informar e orientar os empreendedores na escolha e gestão do seu negócio, a ABF – Associação Brasileira de Franchising lançou, em outubro de 2024, o Guia Rápido sobre Microfranquias. O material traz desde os conceitos básicos de uma franquia e de uma microfranquia – estruturados em seus quatro pilares: marca, know-how, produtos e serviços e Lei do Franchising (13.966/2019) – e o passo a passo para o empreendedor escolher bem o negócio.
Segundo o diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, Felipe Buranello, o conteúdo gratuito foi desenvolvido em formato digital, multimídia, em vídeos com dicas práticas e se soma aos diversos outros disponíveis na ABF Academy, plataforma educacional da entidade. Para ter acesso, é preciso realizar um cadastro e buscar no menu a opção da trilha “Mundo do Franchising”.
“Os tempos mudam, os costumes mudam e, com eles, as estratégias. Não acredito que exista uma marca em que não caiba o formato de microfranquia. É uma questão de estratégia. O que determina o sucesso é o produto, mas o modelo de negócio precisa ser adaptado. O sucesso desse movimento tem a ver com a maturidade da marca para manter a rentabilidade do franqueado. O Guia traz, além de dados, os eventos da ABF, as feiras de franquias para ajudar o empreendedor e também as franqueadoras”, avalia Buranello.
Além de diretor da ABF, o gestor é também fundador da Maria Brasileira. A rede, que nasceu em 2013, está entre as maiores franquias de serviços de limpeza residencial da América Latina e de limpeza e cuidados do Brasil. No Ranking de Microfranquias da ABF ela está em 17º lugar, saindo de 484 unidades, em 2023, para 510, em 2024, totalizando uma variação de 5,4%.
Com informações do Diário do Comércio e FCDL-MG
Foto: Agência Brasil