- 19 de setembro de 2025
- Postado por: aciapi
- Categoria: Destaques

Minas Gerais registrou, em julho de 2025, um saldo positivo de 3.497 novos postos formais de trabalho, resultado da diferença entre 242.337 admissões e 238.840 desligamentos, segundo levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar de permanecer no campo positivo, o desempenho representou uma retração de 85,5% em relação ao mês anterior.
As micro e pequenas empresas (MPE) mineiras, de acordo com o Sebrae Minas, foram as principais responsáveis pelo resultado, criando 6.206 vagas líquidas. “Os dados confirmam a relevância dos pequenos negócios como alicerce do mercado de trabalho em Minas Gerais. Já as médias e grandes companhias encerraram o mês com saldo negativo de 2.650 postos”, ressalta a entidade.
Os setores que registraram melhor desempenho no mês de julho foram registrados em comércio (2.583 vagas), serviços (2.162) e construção civil (1.699). No detalhamento por atividades, destacam-se supermercados (1.188), cultivo de alho (909) e construção de edifícios (508). Já o setor agropecuária teve resultado negativo de 1.049 postos, impactado pelo saldo de -3.288 no cultivo de café, reflexo de fatores sazonais e oscilações da colheita.
Entre os admitidos, predominam homens (57,7%), jovens de 18 a 24 anos (28,8%) e pessoas com ensino médio completo (66,4%). O salário médio de admissão foi de R$ 2.018,44, pouco abaixo da média dos desligados (R$ 2.044,95).
Ainda segundo o Sebrae Minas, de janeiro a julho, as MPE mineiras já abriram 104,5 mil novas vagas, o que equivale a 68,7% do total estadual. Ainda assim, o volume mostra uma redução de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado, sinalizando ritmo mais moderado de contratações.
“Mesmo com o desempenho positivo, os sinais de moderação no ritmo de contratações são cada vez mais evidentes. Mesmo com efeitos sazonais da época, que influenciaram a queda na criação de novas vagas em comparação ao mês anterior, o saldo positivo de postos de trabalho ficou abaixo das expectativas do mercado, em linha com a tendência de desaceleração de indicadores nacionais. Fatores como inflação, custo do crédito e incertezas macroeconômicas contribuem para maior cautela dos empresários nas decisões de contratação e investimento”, avalia, em nota, a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.
Com informações de O Tempo