Aciapi-CDL divulga resultados de visitas no Bom Jardim e Ideal

Empresariado do bairro Bom Jardim aponta principais desafios

A equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, em continuidade ao programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizou uma ação no bairro Bom Jardim, entre os dias 20 e 24, onde foram visitados 124 estabelecimentos comerciais de mais de 30 segmentos, distribuídos pela avenida das Flores e ruas adjacentes. Considerado um dos mais importantes polos comerciais de Ipatinga, o Bom Jardim tem um grande fluxo de pessoas ao longo do dia.

Durante as visitas, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. As perguntas feitas abordavam desafios enfrentados pelo empresário em sua gestão e desafios que o bairro apresenta.

O principal desafio enfrentado pelo empresário no Bom Jardim, indicado na pesquisa, foi a alta carga tributária, com o índice de 72,58%. Em seguida, a concorrência foi outro grande desafio apontado pelos entrevistados, com 58,06%. Já em relação aos desafios no bairro, os empresários indicaram falhas na segurança pública e falta de vagas de estacionamento, que apareceram em 62% e 26% das respostas dos empresários, respectivamente.

Desde 2017 que o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado tem promovido a aproximação entre a classe empresarial e as entidades. Até o mês de maio, foram realizadas visitas nos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, Iguaçu, Cariru, Veneza I e II, Centro e Jardim Panorama.

* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do bairro Bom Jardim. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.

Classe empresarial do Ideal destaca desafios no bairro

Para conhecer os desafios enfrentados no bairro Ideal, a equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga visitou a classe empresarial do Ideal, entre os dias 24 e 27 de junho. Essa ação fez parte do programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, que já passou por 11 bairros.

No Ideal, foram visitados 42 estabelecimentos comerciais de mais de 20 de segmentos, localizados na avenida Pedro Nolasco e ruas adjacentes. É um bairro que apresenta um comércio diversificado. Além da visita, a ação ainda contou com uma parceria com a faculdade Doctum. Alunos do curso de Enfermagem realizaram aferição de pressão arterial de pessoas que passavam próximo ao estande das entidades, instalado na avenida Pedro Nolasco .

O principal desafio enfrentado pelo empresário no Ideal, indicado na pesquisa, foi a alta carga tributária, 83,33% dos empresários entrevistados apontaram os impostos exacerbados como um dos principais entraves para o empreendedorismo. Outros desafios indicados foram: inflação, política instável e concorrência, todos com o índice de 38,09%.

Em relação ao bairro, os dois problemas relatados pelos proprietários participantes da pesquisa foram: baixo fluxo de pessoas, que apareceu em 35,71% das respostas, e falhas na segurança pública, que teve um índice 14,28%.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, elogiou o sucesso do programa entre os lojistas, que teve resultados positivos ao longo desses anos e permitiu conhecer mais de perto as dificuldades da classe empresarial. “Por meio das visitas realizadas pela equipe das entidades, foi possível entender melhor os desafios que o empresariado enfrenta no cotidiano. Assim, podemos buscar soluções para esse público, de modo que seu comércio e seus clientes sejam beneficiados”, ressaltou Cláudio.

Resultado da pesquisa enviado a autoridades
Como foi feito nas visitas anteriores, a carta com a pesquisa dos polos comerciais dos bairros Bom Jardim e Ideal foi protocolada junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar no direcionamento destes órgãos. Foram enviadas cartas para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Giovani Bicalho; presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno e demais vereadores, além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.

* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do Ideal. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.