Aciapi-CDL parabeniza o 14º Batalhão da Polícia Militar pelo aniversário de 45 anos

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga parabenizam o 14º Batalhão da Polícia Militar, que é considerado o “Guardião do Vale do Aço”. A unidade, com sede em Ipatinga, completa 45 anos neste domingo (1º).

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, o 14º BPM é um parceiro dos comerciantes de Ipatinga. “Sempre pudemos contar com o apoio da unidade em nossas ações e eventos. É uma honra ter policiais tão comprometidos ao nosso lado. Por isso, gostaríamos de parabenizar o 14º BPM pelos seus 45 anos de existência”, ressaltou.

Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, afirmou que o desenvolvimento do comércio depende do serviço prestado pela Polícia Militar. “É muito importante que as pessoas tenham a sensação de segurança para sair de suas casas e fazer compras pela cidade, e ao mesmo tempo, que os lojistas também se sintam seguros para trabalharem em seus estabelecimentos e tenham confiança para fazer novos investimentos”, opinou.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Lemos Dias, destacou que a unidade é formada por homens e mulheres comprometidos com o propósito de garantir a segurança. “Hoje os nossos números são realmente impressionantes. Alcançamos a redução de mais de 17% na criminalidade violenta em 2019. O ponto que impressiona é a força da tropa. Os policiais são incansáveis na busca do aumento da sensação de segurança da população, porque não basta apenas apresentar números, as pessoas querem se sentir seguras. E reduzir o medo do crime não é uma meta fácil, mas é o que perseguimos. Portanto, continuamos com o objetivo de servir e proteger”, finalizou.

A unidade surgiu da necessidade de desdobramento do 6º BPM de Governador Valadares, que era na época responsável por uma área de policiamento equivalente ao dobro do Estado do Espírito Santo. Depois da instalação da nova unidade, o 14º BPM vem realizando um trabalho de extrema relevância na região do Vale do Aço.

Inicialmente, a sede da Unidade foi instalada em março de 1975, na rua Caxambu, no Centro de Ipatinga. A inauguração das novas instalações ocorreu em junho de 1978, no bairro Vila Celeste, onde é seu atual endereço.

A área de atuação do 14º BPM abrange os municípios de Ipatinga, Santana do Paraíso, Ipaba, Belo Oriente, Açucena, Naque, Mesquita, Joanésia, Braúnas e outros distritos.