Aciapi e CDL de Ipatinga alertam para cobrança extrajudicial indevida no comércio 

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam para a cobrança de uma taxa associativa no valor de R$ 288,98, que tem sido enviada para algumas empresas na cidade como notificação extrajudicial, alegando pagamento em atraso. A taxa tem como credor a “Associação dos Empreendedores de Ipatinga”, com endereço em Brasília.

Consta no comunicado da taxa a seguinte mensagem: “Notifico-o a pagar a serviço de registro e processamento extrajudicial de títulos o título abaixo caracterizado, até o prazo para pagamento indicado, ou dar as razões por escrito de sua recusa, ficando desde já notificado de sua negativação caso não o faça até dia 01/02/2023”.

O comunicado da taxa também afirma que “O pagamento do título ou do documento de dívida apresentado para cobrança extrajudicial será feito diretamente ao Serviço Extrajudicial competente, no valor igual ao declarado pelo apresentante, acrescido dos honorários e demais despesas”.

A Aciapi e a CDL de Ipatinga desconhecem tal cobrança e orientam os empresários a não realizarem o pagamento dessa taxa enviada como notificação extrajudicial.