Aciapi e CDL de Ipatinga alertam para cuidados na hora de assinar contratos

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam os associados e parceiros comerciais sobre serviços oferecidos por empresas desconhecidas de outros estados. Em muitos casos, funcionários ou proprietários assinam contratos sem reparar no valor citado no documento, nem nas multas que são impostas para cancelar tal serviço antes do período da carência.

Recentemente, uma empresa de marketing digital, com sede em São Paulo, fez contato com um lojista de Ipatinga oferecendo serviços de atualização de dados na plataforma do Google Maps. No contrato apresentado pela suposta empresa de São Paulo, prevê o pagamento de 12 parcelas de R$ 399. Para cancelar o contrato, a empresa estabelece um prazo de sete dias (corridos), ou mais 23 dias com pagamento de multa de 40% sobre o valor total do contrato.

Como funciona
A prática funciona da seguinte maneira, o empresário, lojista ou administrador recebe uma ligação, no outro lado da linha uma pessoa simpática e solícita informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não haverá nenhum custo para atualizar os dados da empresa na plataforma do Google Maps. Eles informam que será enviado um documento por e-mail ou fax que deve ser assinado e enviado com urgência. Em seguida, um fax ou e-mail é enviado para a vítima, que deve bater o carimbo da empresa, assinar para que seja feita a tal “confirmação” dos dados. A partir daí, começa o tormento.

Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, faz ameaças de protestos e de inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. Para se prevenir desse tipo de golpe, a orientação é uma só: o empresário deve orientar seus funcionários no sentido de que jamais repassem informações restritas da empresa por telefone. Toda e qualquer prestação de serviço deve obedecer a critérios de checagem e verificação de todo conteúdo do contrato, verificando previamente as informações e os dados da empresa que está solicitando a assinatura daquele contrato ou documento.