Aciapi e CDL de Ipatinga alertam sobre golpe de lista telefônica em sites de publicidade

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam aos associados e parceiros comerciais sobre golpes de lista de contatos em sites de publicidade. Tal prática é antiga na região, na qual os criminosos cobram por um suposto serviço, que nunca chega a ser concretizado.

O golpe funciona da seguinte maneira, o empresário, lojista ou administrador recebe uma ligação, no outro lado da linha uma pessoa simpática e solícita informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não haverá nenhum custo para atualizar os dados da empresa na lista telefônica. Eles informam que será enviado um documento por e-mail ou fax que deve ser assinado e enviado com urgência para evitar que o nome da sua empresa não seja veiculado na lista telefônica do próximo ano. Em seguida, um fax ou e-mail é enviado para a vítima, que deve bater o carimbo da empresa, assinar para que seja feita a tal “confirmação” dos dados. A partir daí, começa o tormento.

Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, faz ameaças de protestos e de inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. Para se prevenir desse tipo de golpe, a orientação é uma só: o empresário deve orientar seus funcionários no sentido de que jamais repassem informações restritas da empresa por telefone. Toda e qualquer prestação de serviço deve obedecer a critérios de checagem e verificação de todo conteúdo do contrato, verificando previamente as informações e os dados da empresa que está solicitando a assinatura daquele contrato ou documento.