Aciapi e CDL de Ipatinga alertam sobre golpes no comércio

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam os associados e parceiros comerciais sobre golpes praticados no comércio envolvendo boletos bancários. Tal prática é antiga na região, na qual os criminosos tentam se aproveitar de algum momento de distração das vítimas para aplicar o golpe, causando prejuízos financeiros para as empresas a partir do momento que realizam o pagamento do boleto.

Somente nesta semana, três tentativas de golpe foram registradas em Ipatinga, conforme as entidades tiveram conhecimento. A primeira envolve a cobrança de um boleto falso, em nome de uma operadora telefônica. A vítima relatou que o boleto era bastante idêntico ao modelo original, havia apenas um pequeno erro no e-mail com o nome da operadora telefônica, o que permitiu identificar que se tratava de um golpe.

Já o segundo caso trata-se de uma empresa associada localizada no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, que recebeu a reclamação de um cliente, queixando-se que havia recebido um segundo e-mail de cobrança da empresa, com um boleto bancário em anexo no valor de R$ 2.782. O estelionatário tinha usado o nome da empresa do bairro Cidade Nobre, porém, o beneficiário era outro. Um tempo depois, essa mesma empresa também recebeu um boleto, também no valor de R$ 2.782, emitido por uma suposta empresa de São Paulo. Em nenhum dos dois casos, ocorreu o pagamento.

E o terceiro caso é o velho golpe da lista telefônica. Uma empresa de São Paulo enviou um contrato para um estabelecimento comercial localizado no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. O documento, que não chegou a ser assinado, prevê o pagamento de 12 parcelas de R$ 399, via boleto bancário, para ter o contato do estabelecimento comercial divulgado em um suposto catálogo telefônico, em uma edição on-line. Para cancelar o contrato, a empresa estabelece um prazo de sete dias (corridos), ou mais 23 dias com pagamento de multa de 40% sobre o valor total do contrato.

Cuidados

• Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, é possível adotar alguns cuidados. Primeiro, é essencial que o antivírus do computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que não conhece.
  • Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois poderá ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
  • Os boletos que recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro. Se ao receber ou imprimir o boleto identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie. Ligue para a empresa que é sua fornecedora e confirme a emissão do boleto.
  • Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos ou solicitando informações da empresa, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora. Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações. Oriente toda a equipe de funcionários da empresa!