Aciapi e CDL de Ipatinga alertam sobre possíveis golpes no comércio

O velho golpe da lista telefônica continua sendo aplicado no comércio de Ipatinga por uma suposta empresa do estado de São Paulo. Com isso, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga reforçam a necessidade dos empresários e lojistas ficarem atentos para não serem vítimas desse golpe, principalmente, nesse início de ano.

Dessa vez, a suposta empresa de São Paulo chegou a enviar um contrato para a Aciapi-CDL, que não foi assinado. O documento prevê o pagamento de 12 parcelas de R$ 654,27, via boleto bancário, para ter o contato do estabelecimento comercial divulgado em um suposto catálogo telefônico, em uma edição online. Para cancelar o contrato, a empresa estabelece um prazo de sete dias (corridos), ou mais 23 dias com pagamento de multa de 40% sobre o valor total do contrato.

Como funciona
O golpe funciona da seguinte maneira, o empresário, lojista ou administrador recebe uma ligação, no outro lado da linha uma pessoa simpática e solícita informa que a ligação é apenas para confirmação de dados, que não haverá nenhum custo para atualizar os dados da empresa na lista telefônica. Eles informam que será enviado um documento por e-mail ou fax que deve ser assinado e enviado com urgência para evitar que o nome da sua empresa não seja veiculado na lista telefônica do próximo ano. Em seguida, um fax ou e-mail é enviado para a vítima, que deve bater o carimbo da empresa, assinar para que seja feita a tal “confirmação” dos dados. A partir daí, começa o tormento.

Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, faz ameaças de protestos e de inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. Para se prevenir desse tipo de golpe, a orientação é uma só: o empresário deve orientar seus funcionários no sentido de que jamais repassem informações restritas da empresa por telefone. Toda e qualquer prestação de serviço deve obedecer a critérios de checagem e verificação de todo conteúdo do contrato, verificando previamente as informações e os dados da empresa que está solicitando a assinatura daquele contrato ou documento.

Golpe boleto bancário
Já em relação aos golpes de falsificação de boletos de cobrança bancária, que têm ocorrido com frequência no âmbito regional e nacional, também é importante que os lojistas fiquem atentos.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, é possível adotar alguns cuidados. Primeiro, é essencial que o antivírus do computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que não conhece.

Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois será direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.

Os boletos que recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro. Se ao receber ou imprimir o boleto identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.

Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora. Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.