Aciapi e CDL de Ipatinga reivindicam medidas para reduzir impactos no comércio

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga protocolaram uma carta de reivindicações junto à administração municipal, com o intuito de reduzir os impactos causados pelo novo coronavírus no comércio. O documento foi apresentado pelas entidades durante uma reunião solicitada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Vale do Aço (Sindhorb) com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Allex Oliveira.

Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, as dificuldades enfrentadas pelas empresas de Ipatinga, em virtude da pandemia e da consequente retração no consumo por parte dos consumidores, têm sido incalculáveis. “As consequências deste novo cenário que temos enfrentado há um ano têm sido as mais diversas, impactando de forma negativa, inclusive com muitas empresas encerrando de forma definitiva suas atividades. Sabemos que a preocupação maior do poder público, neste momento tão difícil, é com a saúde da população. Entretanto, em virtude dos prejuízos, bem como as demais consequências já citadas, os empresários estão temerosos em não conseguirem honrar com os compromissos fiscais para com o município”, afirmou.

Diante desse cenário, o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, ressalta que são necessárias medidas para reduzir os impactos causados no comércio devido ao cenário de pandemia. “Dentre as solicitações feitas à administração municipal estão a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito da Secretaria da Fazenda de Ipatinga pelo prazo de 120 dias; A suspensão das execuções fiscais em andamento, judicializadas ou não, pelo prazo de 120 dias; Renegociação a longo prazo pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), referente aos débitos existentes na Dívida Ativa, em instância judiciária; Parcelamento em oito parcelas do alvará da vigilância sanitária e da taxa de localização; Redução dos valores de IPTU para o exercício 2022. Portanto, contamos com o apoio do poder público neste momento tão difícil”, concluiu.