fbpx

Aciapi e CDL de Ipatinga são contra o fechamento do comércio

Após o anúncio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sobre colocar todo o estado na Onda Roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga se manifestam contrárias a tal decisão. As entidades acreditam que isso contribuirá para agravar ainda mais a situação econômica do município e região do Vale do Aço, uma vez que os estabelecimentos considerados não essenciais ficariam impedidos de abrir as portas durante a Onda Roxa.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, ressalta que compreende a situação epidemiológica que todo o estado enfrenta atualmente, mas que desde o início da pandemia, o comércio em geral tem feito sua parte em relação às medidas preventivas. “Já ficamos com as portas fechadas por um período, o que acarretou no encerramento definitivo das atividades de diversas lojas. Ao longo desse tempo, as nossas receitas já caíram mais de 70%. Se fechar o comércio novamente, vai contribuir para gerar mais desemprego e agravar a crise financeira que já enfrentamos. As pessoas precisam do seu emprego para pagar suas contas e manter o alimento dentro de casa para sua família. A economia e a saúde precisam andar juntas nesse momento, já que a população precisa dos dois para sobreviver”, afirmou.

Na avaliação do presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, o comércio não é responsável pela transmissão do coronavírus, a solução é aumentar a conscientização sobre a importância das medidas preventivas e reforçar a fiscalização no cotidiano. “Muitas pessoas ainda insistem em não usar máscara ou participar de aglomeração. Isso que precisa ser mudado. Não é fechando o comércio que vai fazer a população mudar sua atitude. Portanto, colocamos à disposição do município para pensar alternativas à imposição do Estado. Não podemos ser penalizados mais uma vez, sendo que estamos fazendo a nossa parte”, enfatizou.