Cadastro positivo entra em vigor no país

A partir de ontem (9) passou a valer a nova Lei do Cadastro Positivo, sancionada em abril, que busca valorizar e beneficiar o consumidor que é um bom pagador. Com essa nova lei, todos os consumidores passam a participar automaticamente do banco de dados, que reúne todo o seu histórico de pagamentos realizados. No entanto, é possível solicitar a retirada de seus dados, de forma gratuita, a qualquer momento.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, entidade representante do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no município, por meio do Cadastro Positivo, os consumidores que pagam suas contas em dia serão beneficiados com redução de juros para empréstimos, além de outras vantagens. “Aquele consumidor que se esforça para ser um bom pagador, quitando seus débitos antes da data de vencimento, terá mais chance de conseguir taxas menores de juros e ainda terá acesso às diversas linhas de crédito nos bancos e empresas”, destacou José Carlos de Alvarenga.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, ressaltou que o Cadastro Positivo deve movimentar a economia em diversos setores do país e incentivar a adimplência por parte dos consumidores. “A tendência é que as pessoas tenham mais o cuidado para pagar as contas dentro do prazo de vencimento com o objetivo de estarem inclusas no Cadastro Positivo. Com isso, as empresas também terão um bom retorno financeiro com o aumento do número de adimplentes, o que injetará mais dinheiro na economia”, enfatizou.

Como funciona

Os pontos de crédito são resultados da análise estatística dos hábitos de pagamento do consumidor, do seu relacionamento com o mercado e de seus dados cadastrais. O peso de cada uma dessas informações é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar as características de um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo da pontuação.