fbpx

CDL de Ipatinga doa para governo municipal seis equipamentos de ventilação não invasiva

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga oficializou, na tarde desta quinta-feira (22), a doação para o governo municipal de seis equipamentos de ventilação não invasiva, que poderão ser utilizados em pacientes com covid-19. Essa iniciativa contou com o apoio de empresários e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi).  

A assinatura do termo de doação, que ocorreu na prefeitura, contou com a presença do prefeito ipatiguense, Gustavo Nunes (PSL); do secretário de Saúde, Cleber de Faria; do presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves; do presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves; e do vice-presidente das entidades, Wander Luis Silva. 

Conforme o presidente da CDL de Ipatinga, o equipamento de ventilação não invasiva é um capacete Elmo que evita em até 60% as intubações, auxiliando na rápida recuperação pulmonar dos pacientes com covid-19. “Foram seis equipamentos doados. Isso surgiu primeiro de uma iniciativa nacional e nós, da CDL de Ipatinga, estamos agora fazendo a nossa contribuição. A pandemia já vem sob controle mas não podemos baixar a guarda. Entendemos que toda contribuição nesse momento é válida e esses equipamentos vão ajudar muito, principalmente, naqueles casos menos graves de pacientes com covid, em que é possível evitar a intubação”, explicou. 

Amaury Gonçalves ainda destaca que esse equipamento é uma alternativa viável e que já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para minimizar os efeitos da covid-19 no paciente. “É uma contribuição que os empresários de Ipatinga estão fazendo, dando mais uma demonstração de solidariedade e de apoio as iniciativas de combate ao coronavírus. Esses equipamentos já estão à disposição da Prefeitura de Ipatinga, podendo, inclusive, ser reutilizáveis. Todo esse esforço contribuirá também para o Vale do Aço permanecer na Onda Verde do Minas Consciente”, disse.

O prefeito Gustavo Nunes destacou que essa doação de equipamentos é de extrema importância para o município, principalmente, no combate contra o novo coronavírus. “Aqui, no nosso município, esses equipamentos nos trarão uma maior agilidade, sem sobras dúvidas. Nós vamos conseguir prestar um atendimento médico hospitalar para os nossos pacientes com mais qualidade e eficiência, ou seja, vamos salvar vidas. Isso é o mais importante”, afirmou.