Classe empresarial avalia necessidades no bairro Caravelas

A equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, em continuidade ao programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizou uma ação no bairro Caravelas, entre os dias 22 e 25 de julho, onde foram visitados 59 estabelecimentos comerciais de mais de 30 segmentos, distribuídos pela avenida Getúlio Vargas e ruas adjacentes. Esse foi o 12º bairro visitado programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado.

Essa ação no Caravelas também contou com a participação da Unimed, que acompanhou as visitas junto à equipe das entidades, oferecendo planos e serviços para os empresários.  Além disso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa em cada estabelecimento visitado, na qual foram feitas perguntas abordando as principais dificuldades da classe empresarial e os problemas relacionados à infraestrutura do bairro Caravelas.

Conforme a pesquisa realizada, o principal desafio relacionado à gestão enfrentada pelo empresário em sua gestão foi a alta carga tributária, com o índice de 79,66%. Em segundo lugar, os entrevistados apontaram a concorrência dentro dos desafios de gestão, que apareceu em 49,15% das respostas.

Em relação à infraestrutura do bairro Caravelas, as duas principais demandas foram:  vagas de estacionamento para os clientes e melhorias nas vias, que apareceram em 40,67% e 20,33% das respostas dos empresários, respectivamente.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, afirmou que essa é uma ação positiva do programa Aciapi-CDL, que já passou por 11 bairros de Ipatinga, buscando entender as dificuldades de cada localidade. “Cada polo comercial tem suas peculiaridades. A partir do momento que fazemos essas visitas, conseguimos filtrar as dificuldades de cada bairro. Acredito que com o Caravelas não foi diferente. Pudemos conhecer melhor a rotina desse empresariado e suas principais demandas”,  ressaltou.

Para o presidente da CDL, Amaury Gonçalves, os resultados obtidos por meio da pesquisa, que é realizada durante as visitas no bairro, contribuem para o desenvolvimento do comércio. “Com base nas demandas apontadas pelo empresariado, que pensamos em soluções para esse público. Então é muito importante essa aproximação que nós buscamos desenvolver e também é fundamental a colaboração de cada empresário nessa ação”, pontuou.

Resultado da pesquisa enviado a autoridades

Como foi feito nas visitas anteriores, a carta com a pesquisa do polo comercial do Caravelas foi protocolada junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar no direcionamento destes órgãos. Foram enviadas cartas para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Giovani Bicalho; presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno e demais vereadores, além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.

* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do bairro Caravelas. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.