Com grande parte do comércio fechado em Ipatinga, lojistas podem contar com plataforma on-line para vendas

O Comitê Gestor de Crise de Ipatinga deliberou pelo fechamento parcial do comércio a partir desta terça-feira (2), com o objetivo de conter o avanço dos casos confirmados de covid-19 na cidade e evitar o colapso do sistema de saúde. A medida vai vigorar até o dia 10, quando uma nova avaliação será feita.

Na reunião do Comitê, mais uma vez a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga foram contra o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, por entenderem que isso prejudicará ainda mais a classe empresarial, o que irá gerar mais demissões em massa na cidade e fechamento de empresas.

Durante esse tempo que o comércio tiver parcialmente fechado, os lojistas poderão contar com a plataforma de marketplace, o “Ipatinga Shop”, disponibilizada pela Aciapi e CDL de Ipatinga. Esse é um ambiente virtual em que as empresas da cidade poderão vender on-line e anunciar seus produtos com segurança e credibilidade. Para mais informações, os interessados podem ligar no (31) 3828-5151 ou acessar o site www.aciapi.com.br. Já o vídeo institucional do Ipatinga Shop está disponível nesse link https://www.youtube.com/watch?v=zC_Nf7XKnYU&feature=youtu.be .

Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as entidades reforçam que, principalmente neste momento, os empresários não podem ter apenas uma “porta” disponível para seus clientes. “O coronavirus mostrou que todo empresário precisa estar conectado para sobreviver no mercado. Diante disso, a Aciapi e CDL apresentam o novo site de marktplace disponível aos associados, que poderão usufruir da melhor forma possível, rompendo as barreiras e vendendo para clientes de Ipatinga, de outros estados e de outros países”, afirmou.

Segundo o presidente da CDL de Ipatinga, será um ambiente virtual em que as empresas poderão vender on-line e anunciar seus produtos com segurança e credibilidade. “O comerciante trabalhará de onde quiser para atender o seu cliente. Com poucos cliques, ele adiciona seus produtos e recebe seus pagamentos. Além disso, ele não precisa ir até a sede da sua empresa para vender, ou seja, seu cliente pode comprar a qualquer momento e na comodidade do lar”, salientou.

Estabelecimentos essenciais
Em relação ao funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, açougues, farmácias, casas de ração, academias, óticas, empresas de materiais de construção civil, locadoras de veículos, oficinas, prestadores de serviços (somente essenciais) e dentre outros, poderão funcionar normalmente de acordo com o Decreto Federal nº 10.282/2020.

Delivery
Apesar da restrição no funcionamento do comércio, a Aciapi e a CDL de Ipatinga informam que os estabelecimentos não essenciais poderão funcionar pelo sistema de entrega (delivery) em casa ou na porta do estabelecimento, sem deixar o cliente entrar, assim como já fazem os bares, restaurantes e lanchonetes da cidade. Essa é uma maneira para os empresários e sua equipe atenderem suas vendas on-line ou para fazerem algum tipo de serviço interno.