Comércio de Ipatinga volta a funcionar com medidas preventivas

Após a publicação do Decreto Municipal nº 9.295/20, que flexibiliza o funcionamento do comércio, as ruas do Centro de Ipatinga voltaram a ficar movimentadas. Diversos estabelecimentos varejistas e atacadistas reabriram as portas nesta quarta-feira (8), já que estavam proibidos de receberem clientes desde o dia 21 de março, devido à preocupação com o novo coronavírus (Covid-19).

Agora, a expectativa dos lojistas e empresários é que consigam se organizar e se preparar para as próximas datas comemorativas do ano, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, que são oportunidades para aumentar suas vendas.

Medidas preventivas
Para o comércio voltar a funcionar, ficou combinado que medidas preventivas contra o coronavírus precisariam ser tomadas pelos comerciantes. Com isso, no dia da reabertura do comércio, as lojas de Ipatinga seguiram o combinado, tendo funcionários de máscaras, potes de álcool em gel no balcão e limite de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração.

Contato com cliente
Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, a reabertura do comércio foi muito importante. “Agora voltamos a ter o contato com o nosso cliente, já que estávamos fechados há mais de duas de semanas. Dessa forma, podemos retomar as atividades do nosso crediário e viabilizar novas vendas. Isso é fundamental para estarmos adimplentes com os nossos compromissos, como pagamento de aluguel e de funcionários”, afirmou.

Movimento
O presidente da Aciapi também avaliou a retomada do movimento nas ruas do Centro de Ipatinga. “Nesta quarta-feira (8), tivemos um bom número de carros devido ao estacionamento rotativo não estar funcionado até então. Na minha avaliação, a movimentação ainda foi um pouco tímida, devido ao cenário atual, mas foi extremamente importante para nós, e aos poucos, vamos agitando novamente o comércio”, salientou.

Contribuição de todos
Cláudio Zambaldi ainda destacou que, neste momento, é importante a contribuição de todos. “Precisamos que os consumidores também se conscientizem de que o comércio está aberto para ser utilizado da melhor forma possível, e não como passeio. Todos nós devemos contribuir nesse momento. Empresários, funcionários, colaboradores e clientes. Toda a sociedade precisa contribuir com esse isolamento, indo à rua apenas para resolver as pendências necessárias. Apenas juntos que que vamos conseguir vencer esse vírus”, ressaltou.

Entenda
Na terça-feira (7), a Prefeitura de Ipatinga e o Comitê Gestor da Crise decidiram pela retomada das atividades comerciais em diversos segmentos no município. Isso ocorreu depois de um encontro de pouco mais de quatro horas, que reuniu três promotores públicos, o superintendente regional de Saúde, o diretor-geral da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e os prefeitos de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo no Fórum da Comarca de Ipatinga.
Na reunião, ficou definido que o comércio das quatro cidades do Vale do Aço terá o horário de funcionamento flexibilizado. Com isso, o Decreto Municipal de Ipatinga nº 9.295/20 estabelece que as lojas abrirão entre 10h e 16h nos dias de semanas, e de 9h às 13h aos sábados. Os bares, lanchonetes e restaurantes poderão atuar em sistema de delivery com entrega em seus pontos, porém sem consumo dentro dos estabelecimentos.