Comércio não essencial será reaberto em Ipatinga

Após reiterados pedidos da Aciapi e CDL de Ipatinga, o Comitê Gestor de Crise decidiu, na tarde desta terça-feira (16), pela reabertura do comércio não essencial em dias alternativos. Com isso as lojas de rua poderão abrir as portas nas segundas, quarta e sextas-feiras, das 8h às 18h. Também serão reabertas as feiras livres itinerantes, de segunda a sexta-feira, com limite de funcionamento às 20h. Sábados e domingos as feiras permanecem vetadas.

Conforme a decisão do Comitê, nesta sexta-feira (19) o comércio não essencial já poderá abrir as portas aos clientes. Já os bares, lanchonetes e restaurantes deverão continuar com o sistema de encomendas e entrega em domicílio (delivery), enquanto o shopping permanece fechado.

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, essa reabertura do comércio não essencial já é um avanço. “Sempre reforçamos nas reuniões do Comitê a importância do funcionamento das lojas para a preservação dos empregos. Não é possível ter saúde sem economia. Mas gostaria de destacar também que todos devem ter adotar as medidas preventivas, como usar máscaras, lavar sempre as mãos e evitar ir para rua acompanhado para não gerar aglomeração. Contamos com o apoio de todos nesse momento tão difícil”, disse.

Ao fim da reunião, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha afirmou que os números são determinantes para a definição das ações de enfrentamento à pandemia. “Vimos um avanço muito importante no que se refere à taxa de contaminação. Estava em 1,99, praticamente um infectando dois e era um dos piores índices de Minas Gerais, com o trabalho feito de restrição conseguimos primeiramente abaixar para algo em torno de 1,4, que já é na realidade a média do estado de Minas Gerais e com essas últimas ações que tivemos, esse número chegou a 1,05, isso nos deixou muito satisfeitos, mas temos um agravante, além do número de óbitos, que chegou a 21, que é a saturação dos leitos. Temos um alto índice de casos positivos, mas isso é fruto da testagem maciça, Usiminas, Cenibra e nós também”, detalhou.

Sistema delivery

Nos dias em que o comércio não essencial estiver de portas fechadas, será permitido o funcionamento por meio do sistema de entrega em domicílio (delivery). Vale ressaltar que a retirada do produto na entrada da loja é proibida.