Comércio se anima com início do saque do FGTS

Com a liberação do saque do FGTS, no valor de até R$ 500, os lojistas mineiros – e de todo o Brasil – estão animados. É esperado um aquecimento da economia e um aumento nas vendas a partir de setembro. A liberação do pagamento começou hoje e deve movimentar, apenas este mês, mais de R$ 68 milhões na economia nacional. Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, essa possibilidade de sacar parte do FGTS é muito importante para o comércio. “Temos que parabenizar a iniciativa do governo federal de liberar, a partir de setembro, essa fatia do FGTS que será de grande importância para economia, uma vez que sabemos da fragilidade que o mercado enfrenta, principalmente, no varejo”, destacou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, Amaury Gonçalves, afirmou que a liberação de até R$ 500 do saldo do FGTS para os trabalhadores será uma boa oportunidade para quitar dívidas, mas também para fazer compras. “Essa medida do governo é considerada positiva, já que proporcionará um novo ânimo para o comércio. Apesar do valor ser de R$ 500, vai permitir que o trabalhador possa quitar débitos em atraso, reduzindo o número de inadimplentes, e também para comprar novos produtos, aquecendo o comércio, principalmente, do pequeno varejo, uma vez que a micro e pequena empresa são a grande geradora de empregos no país”, avaliou.

O valor será depositado automaticamente, nesta sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa. Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019. Para quem não tiver conta na Caixa, os saques terão início a partir do dia 18 de outubro, conforme a data de nascimento.

Foto: Wôlmer Ezequiel