Comércio varejista pode realizar vendas por delivery

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, por meio dos seus presidentes Cláudio Zambaldi e Amaury Gonçalves, respectivamente, informam que, após contato com o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma), Agnaldo Bicalho, obtiveram resposta positiva no sentido de que as empresas do comércio varejista podem realizar vendas pelo sistema de entrega (delivery).

De acordo com o secretário, pelo decreto vigente de fechamento dos estabelecimentos, os comerciantes varejistas poderão, se assim quiserem, trabalhar de portas fechadas com escala mínima de funcionários, realizando as vendas on-line ou por outro canal de comunicação e, em seguida, efetuarem as entregas nos locais de terminados pelos clientes.

Em hipótese alguma qualquer cliente poderá ir às lojas buscar o produto encomendado virtualmente ou por telefone. A determinação é que seja feita a entrega por parte do comerciante que realizou a venda, ou seja, por delivery.

Ressaltamos também que as lojas não poderão receber no seu estabelecimento o pagamento de parcelas de crediário, uma vez que estão de portas fechadas. Orientamos aos empresários que informem aos seus clientes os dados para depósito bancário, ou que, quando solicitados, enviem uma pessoa para receber na residência do mesmo.

Trata-se de uma medida paliativa, cuja autorização foi solicitada pelos presidentes junto à Administração Municipal e que poderá ser revista a qualquer momento pela mesma autoridade competente que a autorizou. Portanto, não depende das entidades, que apenas buscam alternativas para os comerciantes num momento tão delicado.