Como diminuir a inadimplência dos clientes?

Diminuir a inadimplência é um desafio, ainda mais agora. Atualmente, estamos passando por uma crise financeira e, inevitavelmente, tendo problemas com o grande número de pessoas que estão ficando inadimplentes.

E sabemos que essa é uma grande dificuldade das empresas, pois se trata de um momento delicado, ocasionado por uma pandemia.

Mas o que fazer em uma situação como esta? Como diminuir a inadimplência?

Pensando sobre esse tema, resolvemos fazer este post para ajudar o seu negócio a enfrentar a inadimplência neste momento tão difícil, mas, ainda assim, mantendo saudável seu fluxo de caixa e seus clientes.

Como a inadimplência pode afetar a sua empresa?

A inadimplência pode afetar muito o seu negócio e, por isso, é importante estar atento a todo momento, já que quanto mais clientes devedores, menos dinheiro entra no caixa.

Essa redução de receita, pode acabar resultando em mais despesas, pois a sua empresa não terá o dinheiro necessário para cumprir com todas as obrigações, podendo se tornar inadimplente a qualquer momento.

Ou seja, a inadimplência se torna um grande problema para o consumidor, que corre o risco de ter seu nome negativado e ainda ficar sem crédito no mercado, e para a sua empresa que pode adquirir dívidas.

Portanto, é imprescindível que a sua empresa adote medidas de prevenção e, também, de contenção para tentar minimizar os impactos da inadimplência no cotidiano.

Dicas que vão ajudar a prevenir a inadimplência

A sua empresa pode contar com algumas medidas que vão ajudar a prevenir a inadimplência. Claramente, elas não anulam a possibilidade de haver inadimplência no seu negócio, mas podem diminuir bastante as possibilidades de isso vir a acontecer.

Então, confira as dicas que separamos para você:

1 – Incentive os seus clientes a pagarem à vista ou com cartão de crédito

Uma empresa que oferta diversas formas de pagamento para seus clientes, automaticamente, está à frente dos seus concorrentes no mercado. Porém, é necessário analisar se essa ação está beneficiando o seu negócio.

As vendas a prazo tendem a chamar a atenção dos consumidores, mas elas também demandam maior atenção da área de cobrança, pois o risco de não receber o pagamento acaba sendo um pouco maior.

Logo, a sua empresa pode dar preferência para parcelamentos no cartão de crédito, já que com ele o pagamento estará assegurado. Mesmo que o cliente deixe de realizar o pagamento da fatura deste cartão, a sua empresa vai receber o dinheiro do produto ou serviço prestado.

Contudo, é necessário analisar se a sua empresa tem o capital de giro necessário para suportar vendas como essas e se as operadoras de cartão de crédito possuem taxas acessíveis.

Aproveite para incentivar os seus consumidores a pagarem à vista também, oferecendo desconto nesse meio de pagamento.

2 – Utilize lembretes para informar o seu cliente

Existem muitos tipos de cobrança que a sua empresa pode utilizar em seus processos, mas uma muita eficaz é a cobrança preventiva.

Você pode enviar um E-mail, WhatsApp ou mesmo SMS para lembrar o cliente de que o vencimento de uma determinada dívida está próximo.

Esse é um método que vai ajudar aquelas pessoas que são mais esquecidas e que muitas vezes não possuem suas contas bem organizadas no cotidiano.

Para que essa dica funcione, você precisa entender que se trata de um lembrete mesmo, e não de uma cobrança. Por isso, utilize uma linguagem mais amigável e simpática para não constranger seus clientes.

Exemplo: Olá José! A fatura do seu cartão de crédito, no valor de xx reais, vence no dia xx. Para realizar o pagamento, acesse a sua fatura em xxx.

3 -Tenha benefícios para os seus clientes que pagam em dia

Sabemos que pagar as contas é uma obrigação, mas você pode estreitar as relações com os seus clientes que sempre pagam em dia, oferecendo um benefício para que eles sejam motivados a continuar dessa maneira.

Neste momento de crise, é muito importante que a sua empresa possa contar com consumidores que quitam suas dívidas antecipadamente ou no dia do vencimento.

O benefício pode ser um desconto para quem pagar as contas com antecipação ou você pode ter um sistema de pontos, cartão fidelidade. Ações que incentivem o seu cliente cada vez mais.

E não pense que somente os seus clientes ganharão com isso, pois manter os seus bons pagadores é um grande benefício para a sua empresa também.

4 – Faça negócios, mas com contratos

Para empresas que trabalham com produtos ou serviços que custam mais caro, essa é uma ótima dica. Fechar negócios através de contratos, faz com que o seu cliente não queira ficar inadimplente, pois custará ainda mais para o bolso dele.

Ao redigir um contrato, deixe bem claro qual será a multa por falta de pagamento, pois, ao concordar em adquirir o seu produto ou serviço, seu cliente estará ciente e isso fará com que ele cumpra com o acordo e pague a dívida em dia.

E, além de tudo isso, o contrato se torna um comprovante, ou seja, caso o cliente não pague, fica mais fácil cobrar essa dívida na Justiça, se for necessário.

5 – Mostre para o seu cliente o quanto você é importante para ele

Quando a situação fica difícil, ainda mais com uma crise financeira, muitas pessoas precisam optar por quais serviços elas vão continuar utilizando, quais produtos serão mantidos em seus cotidianos.

E, por isso, é essencial que você faça os seus clientes perceberam o quanto a sua empresa é importante para cada um deles. Isso vai fazer com eles priorizem o seu produto ou serviço, e mantenham o seu negócio em suas listas de pagamentos.

De maneira personalizada, você pode enviar um e-mail demonstrando o valor do seu produto ou serviço, quais os diferenciais, ter preços exclusivos para esse período, pedir para que o seu time entre em contato e converse com eles. Explore a sua criatividade para demonstrar o seu potencial.

Fonte: CDL São Paulo