7 dicas para vender mais no marketplace

Escolher os produtos certos, criar anúncios e ter uma boa política de precificação são algumas das táticas de como vender mais no marketplace.

Aproveitar o volume de visitas que um marketplace recebe para alcançar novos clientes é uma das grandes razões para aproveitar os benefícios dessas plataformas.

Entretanto, não basta cadastrar seus produtos e achar que isso fará chover vendas em seu sistema.

Então o que fará isso acontecer? Afinal, existem táticas de como vender mais no marketplace? Quais são elas?

As dicas de como vender mais no marketplace não são as mesmas usadas para divulgar sua loja virtual. Quando um usuário (potencial cliente) acessa um marketplace e faz uma pesquisa por um produto que você vende, ele terá a disposição outras empresas que também vendem o mesmo produto.

Nesse cenário o que fará ele escolher a sua empresa?

Preço, você pode responder. Sim!

O preço é um dos critérios, inclusive para ocupar a buy box (ou caixa de compra é o espaço de destaque de uma oferta no marketplace, ou seja, aquela para onde o botão “comprar” irá direcionar), entretanto ele não é o único.

Reputação, anúncios, qualidade de atendimento e conteúdo relevante também podem ajudar você a vender mais no marketplace Ipatinga Shop. A seguir vamos aprofundar nessas questões.

Como vender mais no marketplace Ipatinga Shop

1 – Escolha os produtos certos
Esse é o primeiro passo, principalmente quando se trata de vender nos melhores marketplaces do Brasil.

Entender quem é o público que visita a plataforma e o que ele está procurando é fundamental para selecionar os produtos que vai colocar à venda.

Em suma, nossa primeira dica de como vender mais no marketplace é escolher os produtos certos para vender no marketplace certo! Alinhe seus produtos à plataforma

2 – Preços
Como dissemos acima, o preço cobrado pelo produto também é um ponto a ser considerado se você deseja vender mais no marketplace (e também fora dele).

Atualmente, é muito fácil para o consumidor comparar preços de produtos com uma simples pesquisa no Google.

Dentro do marketplace seu produto pode ter menor destaque se houver um igual com menor preço.

Essa redução de destaque pode reduzir seu volume de vendas. Para evitar que isso aconteça:
– Esteja atento ao preço oferecido pelas outras empresas;
– Faça suas contas sobre os custos que você tem;
– Calcule sua margem de lucro;
– Busque um preço que seja competitivo.

3 – Reputação
Cada marketplace tem uma política para definir a reputação de um vendedor. Envio rápido do produto, baixos índices de reclamação e boa avaliação do cliente são alguns dos critérios desse tipo de avaliação de marketplaces.

Essa reputação é fundamental para o rankeamento dos produtos que você vende dentro dos resultados oferecidos pelo marketplace.

4 – Aumente sua visibilidade através da publicidade
As plataformas de marketplace oferecem a possibilidade de anúncio de produtos dentro de seus sistemas. Isso faz com que o item anunciado ocupe o topo dos resultados de uma pesquisa realizada no sistema.

Se você não tem uma loja virtual e deseja realizar anúncios em plataformas como o Google Shopping e enviar o cliente para o marketplace para que ele possa concluir a venda, também é possível.

Os anúncios são ótimas opções de estratégia de como vender mais no marketplace, afinal, ao aumentar a visibilidade do seu produto e aumenta também sua receita

5 – Fornecer excelente serviço ao cliente
Certifique-se de responder a seus clientes e criar um bom relacionamento após a compra. Por exemplo, enviar um e-mail falando que a sua loja já recebeu o pedido realizado na plataforma “x” e se colocar à disposição para sanar dúvidas é uma boa forma de fixar o nome da sua empresa na cabeça desses clientes.

Supere as expectativas do cliente!

6 – Otimize seu conteúdo
Quando falamos sobre otimizar o conteúdo do seu produto dentro do marketplace, estamos considerando a criação de:
– Bons títulos;
– Descrições completas, mas diretas;
– Especificações do produto;
– Imagens de qualidade.

7 – Criar Promoção
Diversas datas do comércio possibilitam a criação de promoções para atrair mais visitantes para a plataforma. Sempre que possível reduza seus preços e faça sua parte para movimentar as vendas.

Períodos como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, são alguns exemplos.

Você também pode fazer algumas promoções por conta própria. Ofereça frete grátis ou frete reduzido, por exemplo!

Prepare-se para vender mais
Agora que você já sabe como vender mais no marketplace é preciso saber como se preparar para fazer isso.

Ao seguir os passos acima você terá mais pedidos a serem entregues e para atendê-los será preciso ter um bom estoque e um capital de giro eficiente, que permita que sua empresa espere o dinheiro das vendas entrarem em caixa.

Fonte: gyramais