Consumidor volta às compras para o Natal

Após a Black Week, o comércio de Ipatinga volta a ficar movimentado. Desta vez, o foco das compras são as festas de fim de ano. A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga estimam que as vendas no período natalino devam apresentar índices positivos.

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a perspectiva é que 58,3% da população mineira vão às compras até na véspera de Natal.

Todas as datas comemorativas em 2018 tiveram crescimento nas vendas em relação ao ano de 2017. Contudo, a Pesquisa de Intenção de Consumo da FCDL-MG para o mês de dezembro evidenciou, pela primeira vez no ano, que o mineiro está mais propício ao consumo do que ao investimento.

A mudança de cenário acontece pelo forte apelo da data, considerada a melhor para o varejo, além da injeção de R$ 18 bilhões na economia mineira com o pagamento do 13º salário. O valor é cerca de 9% do total injetado na economia brasileira e 5,5% maior do que a apurada no ano anterior.

A pesquisa aponta que 10,9% dos consumidores pretendem comprar roupas. Em sequência, os gastos devem ser com supermercado (8,7%), farmácia/medicamentos (6,6%) e perfumes/cosméticos (6,0%). A maioria dos consumidores indicaram que irão comprar à vista no dinheiro (34,1%), a segunda opção de pagamento mais popular é o pagamento à vista no cartão de débito (29,5%).

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, os números são promissores. “A expectativa de quase 60% da população entrevistada afirmarem que irá realizar as compras de Natal nos deixa mais animados. Esperamos que este índice também possa se refletir em Ipatinga e em toda a região”, salienta Cláudio.

O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, destaca que os estabelecimentos comerciais estão preparados para atender os clientes. “Os lojistas de nossa cidade estão prontos para receber as demandas diversas dos consumidores. Muitos já reforçaram o estoque, investiram em capacitação da equipe entre outros ajustes para atender da melhor forma os seus clientes”, avalia José Carlos.