Estacionamento Rotativo apresenta efeitos positivos no Centro

Após três semanas de funcionamento, o sistema de Estacionamento Rotativo implantado no Centro de Ipatinga tem gerado resultados positivos na organização de um dos maiores polos comerciais da região. O modelo foi efetivado no dia 20 de novembro pela Administração Municipal, depois de reivindicações feitas pelas Aciapi e CDL de Ipatinga.

O controle do uso das vagas foi uma das principais preocupações das entidades e do comércio desde maio de 2017. Com a implantação, uma das principais melhorias é a comodidade do consumidor para realizar suas compras.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, os benefícios já são evidentes. “Em pouco tempo, já percebemos o ordenamento na ocupação das vagas de carro, além da maior rotatividade de veículos estacionados. Assim, o cliente tem uma segurança maior de vir ao Centro e saber que vai encontrar um local para estacionar. O comerciante também sai ganhando, uma vez que isso facilita a vinda do consumidor para a região central”, destaca Cláudio.

Outro ponto destacado é a inibição do uso das vagas por vendedores ambulantes, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga. “Sem o Estacionamento Rotativo, era usual encontrar diversos ambulantes ocupando as vagas de carro. Isso prejudicava o comércio estabelecido, uma vez que os irregulares não possuem nenhuma obrigação legal, e também prejudicava os clientes que queriam estacionar, mas não tinham oportunidade. Com o Rotativo, este problema foi praticamente sanado”, afirma José Carlos.

As entidades comerciais ainda destacam o empenho do Poder Público para que o sistema esteja em vigência. A Aciapi e CDL de Ipatinga são parceiras nesta ação, por meio do cadastramento dos comércios como ponto de venda.

Com a experiência positiva no Centro de Ipatinga, o anseio da Aciapi e CDL é que o sistema seja estendido a outros bairros que também possuem esta demanda como o Canaã, Cidade Nobre e Horto.

Onde comprar

Os bilhetes para o Estacionamento Rotativo são válidos por uma ou duas horas, nos valores de R$2,00 e R$4,00, respectivamente. Os bilhetes são vendidos pelos comércios cadastrados pela Aciapi, CDL e Prefeitura. São mais de 40 pontos de vendas em todo o Centro.



Cadastre-se para receber nossas informações

Fique informado sobre notícias, promoções, cursos, eventos, palestras e muito mais...
CADASTRAR
close-link