Horário especial para o Dia das Mães é definido em Ipatinga

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga informam que o Horário Especial de funcionamento do comércio para o Dia das Mães, foi definido nesta quarta-feira (5), após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) pelos sindicatos.

Ficou definido que as empresas poderão funcionar na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), das 8h às 20h. Já no sábado (8), os estabelecimentos comerciais poderão ficar com as portas abertas das 8h às 17h.

De acordo com a CCT, no sábado (8), as empresas fornecerão a todos os empregados abrangidos por este instrumento, um almoço, e nos demais dias em que ocorrer prorrogação da jornada de trabalho as empresas fornecerão o valor de R$ 7 ou um lanche, composto por pão, presunto, muçarela e refrigerante. As obrigações tratadas neste parágrafo não desobrigam as empresas a cumprirem a cláusula 17º da CCT 2019/2021, no que se refere ao lanche.

Compensação de jornada
As empresas compensarão as oito horas excedentes previstas conforme a CCT de Natal 2021. O funcionário que for dispensado antes das compensações receberá as horas extras realizadas nesse período acrescidas de 100% do valor da hora normal. Para efeito de pagamento das folgas compensatórias ao empregado comissionista, essas horas serão consideradas como DRS (descanso semanal remunerado). O valor referente a elas deverá constar em campo separado no comprovante de pagamento.