Ipatinga permanece na Deliberação nº 17 e comércio não essencial poderá abrir as portas de segunda a sexta


A pedido da Aciapi e CDL de Ipatinga, o Comitê Gestor de Crise de Ipatinga decidiu, na manhã desta quinta-feira (13), que o comércio não essencial poderá abrir as portas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, enquanto aos sábados terá que ficar fechado, atendendo apenas por meio de entrega (delivery). Essa permissão no funcionamento valerá a partir de segunda-feira (17).

Na reunião também ficou decidido que o município de Ipatinga não irá aderir ao programa “Minas Consciente” do Estado e permanecerá seguindo as orientações da Deliberação nº 17. Um novo decreto com essas decisões deverá ser publicado ainda neste semana. (Decreto 9.400)

Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, desde o início da pandemia, as entidades empresariais têm solicitado nas reuniões do comitê para que a saúde física seja sempre alinhada com a saúde financeira, porque um depende do outro. “Vale ressaltar que se as curvas de transmissibilidade da covid abaixaram, porque obviamente nós contribuímos para isso, seguindo todos os protocolos, ajudando na conscientização da população e trabalhando em dias alternados até então. Agradecemos também as forças de segurança do Estado (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) por votarem a favor do funcionamento do comércio e pela permanência na Deliberação nº 17. Já em relação ao Shopping Vale do Aço, esperamos que a Justiça permita sua reabertura o mais rápido possível, porque já ficou fechado por tempo demais”, afirmou.

Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, destacou que a adesão ao Minas Consciente seria um retrocesso, já que o município entraria na Onda Vermelha, o que fecharia o comércio não essencial. “Seria um retrocesso pela realidade em que vivemos atualmente, e pelo esforço que os comerciantes e empresários têm feito em Ipatinga. Acreditamos que a Deliberação nº 17 é a melhor alternativa que nós temos, e com o funcionamento do comércio de segunda a sexta, Ipatinga só tem a ganhar. Acreditamos que foi uma atitude correta e esperamos que possamos avançar mais ainda, mas sempre lembrando de todos cuidados necessários”, pontuou.