Lojas de rua não poderão abrir as portas em Ipatinga

O Comitê Gestor de Crise de Ipatinga deliberou, na tarde desta segunda-feira (1º), pelo fechamento parcial do comércio, com o objetivo de conter o avanço dos casos confirmados de covid-19 na cidade e evitar o colapso do sistema de saúde. Com isso, as lojas de rua não poderão abrir as portas a partir desta terça-feira (2). A medida vai vigorar até o dia 10, quando uma nova avaliação será feita.

Na reunião do Comitê, mais uma vez a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga(Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga foram contra o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, por entenderem que isso prejudicará ainda mais a classe empresarial, o que irá gerar mais demissões em massa na cidade e fechamento de empresas.

Estabelecimentos essenciais
Em relação aos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, açougues, farmácias, casas de ração, academias, óticas,empresas de materiais de construção civil, prestadores de serviços (somente essenciais) e dentre outros poderão funcionar normalmente de acordo com o Decreto Federal nº 10.282/2020.

Delivery
Apesar desta restrição no comércio, a Aciapi e a CDL de Ipatinga, que fazem parte do Comitê, informam que os estabelecimentos não essenciais poderão funcionar pelo sistema de entrega de produto (delivery) em casa ou na porta do estabelecimento, sem deixar o cliente entrar, assim como já fazem os bares, restaurantes e lanchonetes da cidade. Essa é uma maneira para os empresários e sua equipe atenderem suas vendas on-line ou para fazerem algum tipo de serviço interno.

Ipatinga Shop
Para atender essa demanda de vendas on-line, a Aciapi e a CDL de Ipatinga lançaram uma plataforma de marketplace, o “Ipatinga Shop”. Um ambiente virtual em que as empresas da cidade poderão vender on-line e anunciar seus produtos com segurança e credibilidade. Para mais informações, os interessados podem clicar aqui.