Luzes de Natal são acesas no Centro de Ipatinga

A inauguração da decoração de Natal com o acendimento das lâmpadas no Centro de Ipatinga foi realizada na noite desta terça-feira (28), com a participação de autoridades municipais, comerciantes e da comunidade em geral. Na oportunidade, também houve a cantata com o Grupo Violaço. O evento ocorreu na Praça 1º de Maio. A 17ª edição do Seminaluz é um projeto, realizado pela Hibridus Dança e Seminaluz Ponto de Cultura, voltado a decorar pontos turísticos da cidade. Para a iluminação do Centro de Ipatinga houve a contribuição de 100 lojistas.

Neste ano, a iniciativa foca as ações nas pessoas e nos patrimônios culturais e vai iluminar com mais de 250 mil lâmpadas sete locais especiais: a Praça 1º de Maio, a rotatória do bairro Cidade Nobre em frente à Prefeitura, o Centro Cultural Usiminas, o Centro de Memória Usiminas, o Teatro Zélia Olguin, a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, e o Parque Ipanema. A decoração poderá ser vista até janeiro de 2024.

A iniciativa é patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos. O projeto integra a agenda de eventos da administração municipal com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”, que promoverá várias outras ações na cidade.

Espírito natalino
Para o presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, o projeto de iluminação de Natal é muito importante para o comércio de uma maneira geral, porque promove mais conforto, mais alegria e aflora o espírito natalino nas pessoas. “Isso atrai mais consumidores para nossa cidade e para nossos centros comerciais. Quero agradecer a todos os parceiros, que colaboraram para esse projeto acontecer no Centro da cidade. Será iluminado também outros locais em Ipatinga. Portanto, isso realmente é importante, porque fomenta e traz cada vez mais renda e emprego para cidade”, afirmou.

Expectativa
O presidente da Aciapi também ressaltou que dezembro sempre é o melhor mês do ano para os lojistas. “É a principal data para o comércio da nossa cidade. Então esperamos um aumento nas vendas. A população está mais confiante e com esse ambiente mais bem iluminado, esperamos que as vendas devem aumentar em torno de 5% a 10% neste ano”, salientou.

Valorização do comércio
O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância de estar valorizando o comércio local de Ipatinga por meio da iluminação de Natal. “São diversos pontos que irão receber esse projeto cultural, que visa incentivar também o turismo. Com a iluminação, as pessoas ficam mais tempo nos pontos para tirar foto e acabam movimentando o comércio local, que é de extrema importância. Os empreendedores, que de fato fazem a cidade crescer, ficam satisfeitos e todo mundo sai ganhando com isso”, concluiu.