Macrorregião do Vale do Aço fica na onda amarela do Minas Consciente

O Comitê Extraordinário de Covid do Estado decidiu, na tarde desta quarta-feira (2), que a Macrorregião do Vale do Aço permanecerá na onda amarela do Plano Minas Consciente, conforme anunciado pelo governo do estado. De acordo com as novas resoluções do Comitê, sete macrorregiões estarão na onda amarela, quatro na onda vermelha e três na onda verde.

Na onda amarela, fica permitido o funcionamento dos seguintes segmentos: Bares (consumo no local); Autoescolas e cursos de pilotagem; Salões de beleza e atividades de estética; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelarias, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; Comércio de itens de cama, mesa e banho; Lojas de móveis e lustres; Imobiliárias; Lojas de departamento e duty free; Lojas de brinquedos; Academias (com restrições); Agências de viagem; Clubes.

De acordo com a nova atualização, as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela. Apenas as macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio. Na onda vermelha, foram incluídas as macrorregiões Jequitinhonha, Leste do Sul e Nordeste, além da manutenção da macrorregião Leste.

Medidas preventivas
Conforme o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, as medidas preventivas precisam continuar sendo mantidas pela população. “Não podemos relaxar. Temos que continuar tomando todos os cuidados possíveis para melhorar a situação epidemiológica da nossa região”, afirmou.

Natal
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, Amaury Gonçalves, ressaltou que o mês de dezembro é muito importante para o comércio, quando é realizado o Natal, sendo uma oportunidade de melhorar as vendas. “Essa é uma data que contribui muito para aquecer o comércio. Muitos lojistas aguardam ansiosamente por esse momento, por isso que devemos manter as medidas preventivas para continuar de portas abertas neste mês e nos próximos. Portanto, vamos ficar atentos e estar sempre reforçando a importância do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, destacou.