Minas bate recorde histórico de R$ 189 bilhões em atração de investimentos

Minas Gerais bate a marca histórica de R$ 189 bilhões em atração de investimentos. O recorde alcançado pelo Governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), demonstra a eficiência das políticas de desenvolvimento econômico do Estado. Minas contabilizou, em três anos, um montante que supera em 26% o total previsto em atração de investimentos estimados para todo o período de quatro anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões.

O governador Romeu Zema comemorou os recordes atingidos ao longo dos três anos de gestão, acrescentando que “hoje estamos assistindo em Minas Gerais a uma mudança significativa de patamar de investimentos, de aproximadamente R$ 7 bilhões por ano na última gestão, para R$ 63 bilhões no atual governo. Esse crescimento é nove vezes maior do que se fazia anteriormente”.

Para ele, é importante destacar que, do montante de R$ 189 bilhões atraídos, R$ 86 bilhões já são realidade com empresas operando no estado. “Não são protocolos ou projetos. São ações concretas. Um desses projetos é o da cervejaria Petrópolis, em Uberaba, que foi inaugurado em 2020, sendo ampliado na cidade e atraindo atividades satélites, demonstrando como esse tipo de ação vem se transformando em um ciclo virtuoso”, afirmou o governador. Ele acrescentou que essas ações fazem parte de um esforço conjunto entre Sede, Indi e Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

Arrecadação

O resultado foi fortemente impactado pelo desempenho deste ano, que teve a maior arrecadação desde o início da atividade de mensuração do Indi, em 1998. Somente em 2021, foram atraídos para Minas R$ 101 bilhões em investimentos, batendo recorde anterior de 2019, que foi de R$ 56 bilhões. O resultado inédito, calculado até o momento pelo Indi, envolve 94 projetos em implantação ou a serem implantados nas mais diversas áreas no estado.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, este é um dia histórico em Minas devido aos resultados prósperos apresentados pelo Governo na atração de investimentos para o estado. “A orientação do governador Romeu Zema é a de proporcionar emprego digno a todos os mineiros e, hoje, encontramos na atração de investimentos na iniciativa privada o melhor caminho para as oportunidades de renda e trabalho. Várias transformações foram feitas no Estado para alcançar a excelência dos resultados. Minas Gerais é o primeiro estado no Brasil em atividades de baixo risco dispensadas de alvarás de funcionamento, o que indica celeridade na abertura da empresa e redução de despesas. Além disso, tivemos a publicação de decretos que facilitaram o parcelamento do solo e representam um grande avanço para os setores da construção civil e do investimento imobiliário”, enfatizou o secretário.

Geração de 100 mil empregos

Com a chegada dos investimentos, Minas terá a criação de aproximadamente 100 mil empregos diretos. Ao todo, nos últimos três anos, foram 281 projetos em 118 municípios.

As ações executadas pela Sede, via Indi, alavancaram o desenvolvimento econômico e atraíram investimentos em setores como mineração, siderurgia, energias, elétrico e eletrônicos, bebidas, embalagens, alimentos, serviços, empreendimentos imobiliários e automotivo e autopeças.

Estado empreendedor

Esse resultado foi alcançado graças a uma série de medidas adotadas pelo Governo de Minas com objetivo de facilitar a vida de quem trabalha, produz e gera empregos. O estado lidera o ranking brasileiro de dispensa de alvarás para atividades classificadas como de baixo risco.
Ao todo, são 701 atividades que não necessitam de alvará e exigências normativas, incentivando o empreendedorismo. Entre as empresas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e à segurança da sociedade estão bares, padarias, salões de beleza, lojas de roupa, borracharias, entre outros empreendimentos.

(Fonte: Agência Minas)