Palestra na Aciapi-CDL debate sobre as obrigações das empresas com o e-Social

Para esclarecer dúvidas relacionadas ao e-Social, foi realizada uma palestra no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, na manhã desta sexta-feira (31).  A palestra foi ministrada por Vinícius Mendes de Carvalho, que é diretor do Grupo Gestor Vida, empresa especializada em consultoria, treinamentos, gestão de segurança e saúde ocupacional na região.

Na palestra, Vinícius Mendes abordou diversos temas relacionados ao e-Social e gestão de negócios, entre eles, o surgimento e a implantação do e-Social; prazos de implementação; vantagens e desvantagens do e-Social; mudanças de cultura e acompanhamentos na empresa; sobrevivência no mercado; revolução 4.0 e planejamento estratégico para atendimento.

“Hoje nós debatemos, basicamente, as obrigações que estão surgindo com o e-Social. Tivemos um bom público no auditório. A palestra contou com a participação de contadores, prestadores de serviços, varejistas, dentre outros profissionais. Todos com obrigações diferentes e que não devem divergir das exigências do governo federal em relação ao e-Social”, afirmou Vinícius.

Aciapi-CDL Card Ocupacional
Outro assunto discutido na palestra do diretor Vinícius foi o lançamento do programa Aciapi-CDL Card Ocupacional, que oferece uma série de benefícios para associados e não associados. “Nós mostramos para os representantes de empresas que estavam presentes na palestra, o programa Aciapi-CDL Ocupacional. Fizemos alguns pacotes que abrangem desde a elaboração de programas legais e treinamentos específicos que as empresas vão precisar informar. Esses pacotes já estão disponíveis para os associados e não associados, e a nossa proposta é que seja possível fazer a gestão das empresas sem ter problemas com o e-Social”, informou Vinícius Mendes.

Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, esse serviço tem como intuito a adequação da gestão da empresa com suas obrigações legais, alinhando ao e-Social. “Por meio desta plataforma, é possível manter a empresa em conformidade com as exigências necessárias e ainda contar com um sistema de monitoramento das ações de gestão”, informou.

Para o presidente da CDL, José Carlos de Alvarenga, o e-Social surgiu para simplificar o trabalho de vários profissionais em suas empresas. “É importante que tanto os associados e não associados conheçam melhor esse novo programa e façam as adaptações necessárias em seus negócios ao longo do tempo, de modo que possam ficar em dia com exigências do governo federal” , ressaltou.

e-Social
Lançado em 2014, o e-Social é um sistema de prestação de informações ao governo federal, no qual os empregadores comunicam ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, aviso prévio, escriturações fiscais e dentre outras.