Pequenas empresas superam desafios na pandemia com ajuda do BDMG

A palavra crise possui dois significados. Ela pode se referir a um momento de perigo, mas pode ser usada também como sinônimo de “momento decisivo” para mudança de comportamento ou de trajetória. Muitas vezes, a diferença entre enxergar um mau momento ou uma oportunidade está no acesso a ferramentas que dão condições para que o empresário consiga superar o momento e se preparar melhor para o futuro. 

É isso que muitos empreendedores têm conseguido fazer com auxílio das linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Desde o início da pandemia, o banco tem financiado empresas de diversos segmentos e portes a manter os seus negócios abertos e enxergar oportunidades em meio a um cenário desafiador. E os pequenos negócios, que respondem por mais de 60% dos empregos em Minas, recebem atenção especial. Desde o início da pandemia, o BDMG desembolsou quase R$ 1 bilhão para micro e pequenas empresas do estado, um patamar recorde na sua história.

Uma das linhas especiais para esse público é a BDMG Pronampe, com taxas e juros atrativos e com a contratação podendo ser feita pela internet, sem necessidade de deslocamento. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga é representante do BDMG e os empresários podem obter acesso às linhas de crédito por meio da entidade. Para mais informações, os interessados podem ligar no (31) 3828-5151.

O resultado são muitas histórias de superação de empreendedoras e empreendedores que ganharam novo ânimo para continuar desenvolvendo seus negócios e realizando sonhos.

Auxílio a empreendedoras

Uma dessas pessoas é Karla Brasil, que decidiu, em 2016, abrir a Brasil Recursos Industriais, uma empresa de venda e manutenção em máquinas de solda, em um ramo industrial dominado pelos homens. Só esse fato já lhe traz muitos desafios cotidianos. Quando o negócio começava a engrenar, veio a pandemia e, consequentemente, um clima de incerteza sobre o futuro da empresa e dos seus funcionários. Foi aí que ela soube das linhas de crédito do BDMG com condições especiais para mulheres empreendedoras e decidiu contar com a ajuda especializada do banco.

“O BDMG foi um divisor de águas para mim. Com o crédito, consegui pagar os funcionários e ainda fiz uma reforma no espaço da empresa, o que sempre quis e nunca tive condições. A diferenciação nas condições de crédito para mulheres é muito bacana, pois assim, nos sentimos mais seguras. O BDMG ampliou os horizontes da minha vida e da minha empresa. Sem o banco, minha empresa certamente não estaria aqui hoje”, afirma.

BDMG Pronampe

O BDMG continua à disposição para auxiliar micro e pequenas empresas com linhas de crédito. Estão sendo colocados à disposição inicialmente R$ 339 milhões, garantidos ao banco pelo governo federal, por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO). Os juros são de 6% ao ano + Selic, com prazo total de 48 meses para pagar e 11 meses de carência. O crédito pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos.

Além disso, o BDMG conta com uma rede de 350 correspondentes bancários em todo o estado de Minas Gerais, o que permite maior capilaridade no alcance de regiões mais distantes. A lista dos correspondentes também está disponível no site do banco.

Fonte: Agência Brasil