Prazo de carência em financiamentos: como ele pode beneficiar sua empresa?

O capital de giro é o motor que impulsiona todo empreendimento. Muitos empresários vão em busca desse recurso apenas quando precisam resolver algum problema de caixa momentâneo ou quando a empresa passa por situações extremas, como o endividamento.

Porém, para garantir o sucesso do seu negócio, é importante ter em mente que o crédito para capital de giro é uma ferramenta de crescimento e que pode ajudar no funcionamento de todas as operações da sua empresa.

Dentre os conceitos que precisa conhecer para ajudar no seu capital de giro, um deles é fundamental, que é o prazo de carência.

O que é prazo de carência?
A carência é um período de tempo dentro do prazo total do financiamento que sua empresa não precisa efetuar o pagamento de nenhuma parcela ou, em certos casos, pagar apenas os encargos financeiros, como os juros.

Ao contrário do que acontece na carência dos planos de saúde, — que o cliente realiza o pagamento da mensalidade, porém ainda não pode utilizar os serviços clínicos — o prazo de carência dos financiamentos é o tempo que sua empresa tem até começar a pagar as parcelas acordadas. Geralmente, esse período é de três ou seis meses do início do contrato, dependendo da instituição financeira.

Embora alguns empreendedores não percebam sua importância, o prazo de carência é uma grande oportunidade para preparar sua empresa e realizar o pagamento do financiamento sem contratempos.

Clique aqui e faça uma simulação para ver como funciona essa relação dos meses de carência.