Darcy Alves de Brito (1983 a 1985)

Conquistas para a região

Darcy Alves de Brito chegou a Ipatinga para ser operário da siderurgia, mas viu no comércio uma nova oportunidade profissional. Na Aciapi, foi presidente no período de 1983 a 1985 e lutou pela instalação de uma unidade da Administração Fazendária na cidade.

O COMEÇO – Quando saiu do Espírito Santo e veio para Ipatinga, em 1962, o objetivo do jovem Darcy Alves
de Brito era ser funcionário da Usiminas. Mas, ao chegar por aqui, percebeu que o comércio era carente e que havia grandes oportunidades. Decidiu então abandonar o objetivo inicial e montou uma relojoaria, tornando-se comerciante. Depois de abrir outras relojoarias, teve ainda uma loja de eletrodomésticos e aparelhos de som.

PARTICIPAÇÃO NA ACIAPI – Por suas relações pessoais e profissionais, Darcy Alves de Brito conquistou várias amizades e isso o levou a assumir cargos em entidades importantes em Ipatinga, como o Lions Club de Ipatinga Pioneiro, do qual foi presidente entre os anos de 1992 e 1993. Antes, fora indicado como presidente do Conselho Deliberativo da Aciapi, para o exercício 1981 a 1983. Logo a seguir, foi eleito presidente da associação comercial.

REALIZAÇÕES – Foi durante a gestão de Darcy que a Aciapi viu o Governo do Estado de Minas Gerais atender uma antiga reivindicação do empresariado de toda a região, ao instalar em Ipatinga uma unidade da Administração Fazendária, já que a sede regional funcionava na distante Conselheiro Lafaiete. Outra conquista foi a entidade assumir o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que estava prestes a ser fechado em Ipatinga para voltar a ser realizado somente em Coronel Fabriciano. O ex-presidente considerava como fundamental que o serviço fosse fortalecido, e dizia que, naquela época, o comércio dependia quase que totalmente dos funcionários da Usiminas. Porém, muitos deles vinham trabalhar nas empreiteiras e ficavam dois ou três meses na cidade, faziam compras e partiam deixando de honrar seus compromissos com os estabelecimentos locais. Para ele, era preciso cadastrar essas pessoas.

Depois de inciada a reformulação do SPC, o serviço conquistou a confiança dos comerciantes, passando a fazer um levantamento de usuários e novos investimentos. Com muito empenho, os bancos passaram a usar o serviço e também as grandes empresas, que serviram como referência e fortaleceram o nosso SPC.

Darcy nasceu em Cachoeiro do Itapemirim-ES, e faleceu em Ipatinga, em primeiro de junho de 2016.