Ilton Ferreira Ribeiro (1991 a 1993)

Inovação no SPC

Pioneiro na informatização do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Ipatinga, o presidente Ilton Ferreira Ribeiro também deu sua contribuição para a modernização da entidade. Ele lutou pela instalação de uma unidade da Junta Comercial em Ipatinga, além de ter buscado melhorias para a então sede da associação comercial.

INFORMATIZAÇÃO DO SPC – Quando assumiu a presidência da Aciapi, em 1991, Ilton Ferreira Ribeiro, popularmente conhecido como “Kebra-Kebra”, promoveu mudanças que fizeram o serviço ganhar agilidade,
com a implantação do primeiro sistema informatizado da entidade. Anteriormente, as consultas eram realizadas manualmente, em fichas onde eram anotados os dados dos consumidores. A informatização do SPC começou com a aquisição de dois computadores com capacidade para 16 terminais.

REFORMA DA SEDE – Na ocasião, a sede da entidade funcionava em um imóvel alugado na Avenida 28 de Abril, no prédio onde funcionou por alguns anos uma unidade da rede de lojas Arapuã. O local recebeu atenção especial do então presidente Ilton “Kebra-Kebra”, com a aquisição de novo mobiliário composto por mesas, arquivos e outros móveis, além de uma sala específica para reuniões. Uma de suas bandeiras de luta foi pedir a instalação de uma unidade da Junta Comercial em Ipatinga.

PRIVATIZAÇÃO – No momento em que a Usiminas passou pela privatização, um amplo debate para avaliar os pontos positivos e as consequências com a venda da empresa foi promovido pela Aciapi, atendendo pedidos dos associados. A Associação ajudou na elaboração do processo, pois não queria que a cidade fosse sucateada. Com esses debates, a Aciapi se aproximou da siderúrgica e do Governo Federal.

SUGESTÃO DE PRIORIDADES – No exercício da presidência, Ilton Ferreira deu sequência a ações às quais as diretorias da Aciapi continuam a se dedicar. Entre elas, a implantação do Senac e Senai, a promoção de cursos profissionalizantes, a criação de departamentos na Aciapi, as campanhas de incentivo às vendas pelo comércio e a busca por políticas tributárias mais justas, com a redução de IPTU e ISS.

Natural de Resplendor-MG, Ilton Ferreira Ribeiro faleceu em Ipatinga, em 24 de junho de 2001.