José de Oliveira Silva (1995 a 1997)

Desafios gratificantes

Responsável pela continuidade das obras de construção da sede própria, José Oliveira teve em seu mandato bons desafios, como a construção do Shopping Vale do Aço em Ipatinga.

INDICAÇÃO DE AMIGO – “Tínhamos um grupo muito comprometido e leal, e seguimos com o lema ‘União e Participação’. A transição do mandato foi tranquila, foi chapa única. Aceitei o convite para administrar a Aciapi por insistência do Sebastião Gonçalves, um grande amigo. Fiquei um pouco temeroso porque achava que não estava preparado para cumprir tal missão. Mas acreditei, naquele momento, que poderia contribuir com o crescimento do comércio. Demos continuidade ao trabalho do Sebastião”, resume José de Oliveira Silva.

CONSTRUÇÃO DA SEDE – Foram realizadas inúmeras reuniões para tratar sobre a construção da sede. Quando José de Oliveira Silva assumiu a presidência já estava tudo organizado e já tinha iniciado a fundação do imóvel. “Tive a oportunidade de entregar o prédio semiacabado, deixando o primeiro andar funcionando e o acabamento externo pronto”, conta.

RESPEITO E CREDIBILIDADE – “Sinto orgulho de ter sido presidente da Aciapi, de fazer parte desse grupo de pioneiros e ter o nome inserido neste contexto. Espero ter cumprido meu papel. Nós realizamos o sonho de todos os associados. Estamos entre as melhores associações comerciais de Minas Gerais, temos respeito, gerência, credibilidade e independência. O centro empresarial não recebeu verba do poder público. Tivemos essa preocupação, porque essa independência é fundamental para as nossas ações”, ponderou.

MODERNIZAÇÃO DO COMÉRCIO – A Aciapi participa efetivamente das discussões sobre grandes projetos no município, como a construção do Novo Centro e a chegada do shopping. “No comércio, a concorrência é saudável. Já pensou se a Avenida 28 de Abril não tivesse a concorrência do shopping? Ainda seria aquele comércio ao estilo antigo, com porta de aço até hoje. A concorrência acirrou o comércio de Ipatinga e a maioria mudou a fachada, o atendimento, o layout. Melhorou para todo mundo”, acredita.

PARTICIPAÇÃO ATIVA – “Sempre gostei de viver a vida da Aciapi. Participo do Conselho de Ética e de algumas importantes decisões. Difícil é ficar fora dessas discussões, estamos sempre ajudando os mais novos. Até hoje o projeto Aciapi está sendo mantido sem continuísmo. É um legado. Os jovens, dinâmicos, fazem um bom trabalho à frente da entidade. Vejo com satisfação os rumos que a entidade vem tomando, sempre com organização, prosperando e servindo”, conclui.