Luís Henrique Alves (2013-2017)

Iniciativa e disposição

O 18° presidente da entidade, Luís Henrique Alves, é filho de um comerciante pioneiro e pertence à nova geração que dirige a Aciapi. Em seu mandato destaca-se a valorização das micro e pequenas empresas, além da criação da Expor Outlet, dentro da Expo Usipa.

INFLUÊNCIA DOS PAIS – O envolvimento com o comércio veio da influência dos seus pais. Pioneiros em Ipatinga, eles sempre trabalharam no comércio, ao lado de irmãos e parentes. “Acredito que está no sangue da família. Hoje os pais pedem aos filhos para estudar, fazer um concurso público, e quase ninguém se preocupa em incentivar o filho a ser um comerciante. O que é de uma cidade, de uma comunidade, sem o comércio? Praticamente não é nada”, opina.

PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO – Nascido em Ipatinga, ele viu amigos participarem ativamente da associação. Então, Luís Henrique Alves descobriu na entidade algo interessante. Já como comerciante, seguindo os passos do pai, ele ia à Aciapi cobrar alguns anseios para o desenvolvimento do setor. “Acabei sendo convidado e convencido a participar, e pude dar a minha contribuição. A cada dia que passa, acredito que as associações e as pessoas devem estar mais unidas para poder vencer os obstáculos. Participar do cooperativismo e ajudar a comunidade, isso é o que nos deixa orgulhosos e cheios de vida”, afirma.

DESBRAVADORES DO MUNICÍPIO – Na Aciapi você aprende muito, cria uma rede de relacionamento, conhece outras situações e aparecem oportunidades de negócios. Mas o mais importante é que o líder de classe pode conhecer as informações na frente dos outros. “Sinto-me honrado quando olho para trás e vejo que a história da Aciapi se confunde com a de Ipatinga. As pessoas que criaram a associação comercial são as mesmas que desbravaram esse município, foram responsáveis por grandes obras. Sucedê-los é uma responsabilidade muito grande”, pondera.

VALORIZANDO OS ASSOCIADOS – Muitos serviços têm sido executados e implantados na Aciapi, mas as ações não acabaram. No primeiro mandato de Luís Henrique Alves foram trabalhadas as demandas que surgiram, na busca e valorização das micro e pequenas empresas, que são quem realmente mais precisam do apoio da Aciapi. “Muitos se assustam positivamente com o Centro Empresarial da Aciapi, e sua estrutura moderna nos desafia sempre a prestar mais e melhores serviços ao associado”.

PARTICIPAÇÃO NA EXPO USIPA – “Falou-se muito de outlet, e tivemos a ideia de levar a iniciativa para dentro da Expo Usipa, durante uma exposição, para ter um espaço para o pequeno empresário. E a Expor Outlet foi um sucesso, ao levarmos empresas de vários segmentos comerciais para a venda com preços promocionais diretamente ao público. Vamos deixar essa ideia consolidada para as próximas gestões”.

AVANÇAR AO FUTURO – Luís Henrique Alves imagina a Aciapi ainda mais forte nos próximos 50 anos. “Temos espaço físico para crescer. Podemos avançar em muitas tendências e segmentos. Certamente, esse futuro passa por nossas mãos e não podemos fugir disso, existem muitos exemplos em outras cidades, que criaram até fundações que prestam grandes serviços. Temos que continuar sendo protagonistas na cidade, porque não podemos deixar de ser uma referência associativista, caminhando junto com as outras entidades”, conclui.