Prorrogado prazo de vencimento do IPTU comercial em Ipatinga

Após um pedido da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Fazenda, prorrogou para o dia 30 de junho a data de vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para todos os comércios. Além da prorrogação, os comerciantes poderão parcelar o IPTU em até seis vezes. Essa medida vale, inclusive, para academias, bares e restaurantes que foram prejudicados pelas restrições impostas em seu funcionamento pela “Onda Roxa” do programa Minas Consciente.

Na avaliação do presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, a prorrogação do vencimento do IPTU é bastante necessária devido à situação que o comércio em geral enfrenta atualmente. “Muitos proprietários de estabelecimentos já estão com muitas dívidas acumuladas para pagar. Durante a Onda Roxa, o comércio teve uma redução significativa nas vendas. Com isso, muitos empresários e lojistas precisam de um tempo para recuperar financeiramente e conseguir arcar com seus compromissos. Dessa forma, essa prorrogação do prazo do IPTU será fundamental para toda classe empresarial. Portanto, agradeço o governo municipal por ter atendido o nosso pedido”, afirmou.

O presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, ressalta que essa decisão do governo municipal ocorreu em um momento oportuno e que as próximas datas comemorativas contribuirão para a recuperação financeira do comércio. “Ficamos agradecidos por essa prorrogação do vencimento do IPTU. Acredito que até o fim de junho o comércio estará mais aquecido com as vendas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Assim, os lojistas terão melhores condições financeiras para pagar esse imposto. Esperamos agora poder continuar trabalhando, com todas as medidas preventivas necessárias contra a covid-19, sem ter que fechar as portas novamente”, destacou.

O presidente do Sindhorb, Benedito Pacífico da Rocha, também destacou a importância da prorrogação do IPTU comercial em Ipatinga. “Agradecemos ao prefeito Gustavo Nunes pela prorrogação do IPTU, medida necessária neste momento que o setor, comercial, e também, hotéis, bares e restaurantes estão sofrendo grandes perdas decorrentes do fechamento imposto pela Onda Roxa”, disse.