Qual a taxa de inadimplência aceitável?

O sonho de qualquer empresário é ter a taxa de 0% de inadimplência dentro da sua empresa, mas na realidade sabemos que não funciona assim. Sabe-se que muitos negócios precisam ter uma política mais branda relacionada aos prazos de vencimento dos clientes, para que as vendas estejam garantidas.

Porém, toda vez que o cliente não paga no vencimento, os problemas relacionados ao fluxo de caixa aumentam e quem passa a financiar a operação é a empresa.

Mas então, qual é a taxa de inadimplência aceitável?

Segundo dados das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que são disponibilizadas pelo Banco Central, a taxa aceitável de inadimplência é de 5%.

No entanto, cada empresa possui uma operação e um fluxo diferente. Por isso, algumas diretrizes precisam ser definidas antes de estipular um valor percentual:

1.     Monitorar mensalmente

O primeiro passo que precisa ser tomado dentro da empresa é a elaboração de uma análise mês a mês da inadimplência. Esse monitoramento mensal facilitará o entendimento da real situação associada ao negócio. Também possibilitará identificar se as causas são temporais ou constantes, proporcionando uma análise de todos os elementos envolvidos.

2.     Identificar o nível de cada situação

O segundo ponto é selecionar os títulos conforme o período de atraso, separando os que estão em situação mais crítica, ou seja, superior a 90 dias. Isso permitirá que as estratégias traçadas possam ser direcionadas conforme cada situação.

3.     Calcular a taxa

Por último, identifique a taxa de inadimplência, utilizando a seguinte fórmula: TI= (T90/TT) X 100

Sendo T90 os pagamentos que estão em atraso por mais de 90 dias e TT o total de pagamentos cobrados no período.

Portanto, a empresa deve prezar pela boa convivência com todos os seus clientes. A cobrança, quando necessária, deve ser feita por uma equipe competente, sobretudo, educada. Com todas as medidas levantadas e comentadas, a taxa de inadimplência pode ser monitorada e amenizada.

Se você precisa reduzir sua taxa de inadimplência, consulte as soluções que a Aciapi e CDL de Ipatinga oferecem, como registro de inadimplência (SPC e Serasa), cobrança por SMS e dentre outras.

(Com informações: Site Elevant)