Retomada do alto-forno 2 contribuirá para impulsionar a economia de Ipatinga

A Usiminas retomou, na segunda-feira (14), a produção do alto-forno 2 da Usina de Ipatinga. O equipamento era o último que ainda estava paralisado e, com o retorno, a Usina volta a operar a plena carga na produção de aço bruto. O equipamento tem capacidade de produzir 55 mil de toneladas de ferro-gusa por mês, em torno de 600 mil toneladas por ano.

Conforme divulgado pela Usiminas, a paralisação durou 14 meses e, desde dezembro de 2020, a empresa vinha trabalhando para a retomada da operação do forno. Foram investidos R$ 67 milhões no processo, que gerou cerca de 600 empregos temporários durante as obras, conduzidas, entre outras empresas, pela Usiminas Mecânica. Para a operação do equipamento, a Usiminas contratou 40 novos colaboradores permanentes.

Para o presidente da Associação, Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, essa retomada do alto-forno 2 contribuirá para impulsionar a economia do município. “Com a reativação do equipamento, toda cadeia do comércio de Ipatinga é favorecida, uma vez que peças do setor metalomecânico foram compradas para essa retomada do alto-forno 2 e novos funcionários foram contratados para trabalharem no equipamento. Tudo isso contribui para fomentar o comércio de Ipatinga”, afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, Amaury Gonçalves, parabenizou a Usiminas por essa conquista e destacou a importância da empresa para o desenvolvimento socioeconômico do município e região. “Desde a sua criação, a Usiminas só tem contribuído com Ipatinga, melhorando a condição de vida das pessoas e contribuindo para o aquecimento do comércio. Com a retomada do alto-forno 2, que favorecerá o desenvolvimento da siderúrgica, com certeza toda a cadeia do comércio terá resultados positivos com isso”, finalizou.